Equipe da Unioeste é premiada em Congresso Americano

A equipe do Laboratório de Bioquímica Molecular (LaBioqMol) divulgou ontem a premiação de dois trabalhos apresentados por estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no I South Florida Congress of Health, Miami, FL (EUA), que ocorreu no início desta semana de forma on-line.

A primeira colocação foi conquistada por Caio Ricardo Eich, estudante do curso de Farmácia e bolsista de iniciação científica da Fundação Araucária. Caio recebeu auxílio da estudante Barbara Scariot Colombelli para a realização do trabalho “Identificação molecular de SARS-CoV-2 em superfícies ambientais de estabelecimentos de saúde de uma universidade pública no Brasil”. O segundo lugar na premiação do evento internacional foi para o trabalho de Kattlyn Laryssa Candido, mestranda em Ciências Farmacêuticas e bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pelo trabalho “Caracterização e perfil epidemiológico de pacientes rastreados para Covid-19 em um laboratório universitário no Brasil”. Os trabalhos têm relação direta com a extensão/prestação de serviço realizada pelo campus de Cascavel por meio das análises de PCR em tempo real para diagnóstico da Covid-19.

Os estudantes foram orientados pela docente responsável pelo Laboratório de Bioquímica Molecular – LaBioqMol, Dra. Rita de Cássia Garcia Simão, e contou com a colaboração de outros doutores da Unioeste (Luciana Oliveira de Fariña, Marina Kimiko Kadowaki, José Luis da Conceição Silva e Alexandre Maller) e Instituto Federal do Paraná (Dra. Luciana Graciano).

Em função da premiação recebida, os autores agradecem o trabalho voluntário dos servidores técnicos da Unioeste, José Paulo Tasca e Patrícia Silva, pelo auxílio logístico no agendamento de exames, de coleta de amostras dos pacientes e encaminhamento de laudos durante a Pandemia da Covid-19. Os autores ressaltam que a execução das análises realizadas neste trabalho ocorreu por meio de cooperação entre a Unioeste e a iniciativa privada, o Instituto São João de Cascavel e o Banco Sicoob, com apoio da FUNDEP (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós Graduação em Cascavel, PR). Também agradecem ao campus de Cascavel e à população por confiar no serviço de Saúde do LaBioqMol. Equipe LaBioqMol

Assessoria de Comunicação Social