Professor da Unioeste apresenta projeto de prevenção à obesidade infantil para gestores municipais

Na tarde desta quarta-feira o Dr. Alan Cezar Faria Araujo, que é docente do curso de Medicina da Unioeste e médico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, apresentou um projeto de atenção e combate contra a obesidade infantil, em uma reunião que aconteceu na Prefeitura Municipal com a presença de alguns secretários municipais.

O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Atenção à Obesidade, o qual o professor é representante. Durante o encontro, o Dr. Alan explicou para os gestores municipais que o projeto envolve diversos setores da administração pública e todos teriam um papel importante na execução das ações.  O objetivo é envolver os setores da Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Esportes e Agricultura.

O Dr.Alan Cezar destacou a importância da colaboração dos diversos setores para a execução do projeto. “A educação deve atuar no combate à obesidade e a escola deve ser um ambiente de atenção com essa questão. A Agricultura deve prover uma alimentação de qualidade. O usuário deve chegar às estruturas de esporte, de lazer e de atividade física em nosso município”.

Recentemente o Ministério da Saúde lançou o programa Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA), que visa aumentar as ações de combate à essa condição, visto que no Brasil, segundo dados do Programa Saúde nas Escolas, cerca de 30% dos alunos estão acima do peso. Considerando esses dados que o professor Alan sugere mudanças nas instituições de ensino, visando minar o crescimento da obesidade entre os estudantes. “As cantinas devem ser ambientes ordenadores da alimentação saudável. Alimentos ultra processados devem ser regulados”.

Além da reunião com os secretários municipais, o Grupo de Atenção à Obesidade irá promover o 1º Seminário de Prevenção e Atenção na Obesidade Infantil, que acontecerá de maneira online no dia 30 de setembro. O evento contará com a presença de autoridades municipais, do Diretor do Programa Mundial de Alimentos, Daniel Balaban, e também da Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini.  As inscrições para o seminário poderão ser feitas por meio do link https://www.even3.com.br/.

Após a apresentação do projeto os secretários Hudson Moreschi, Mirolsau Bailak e Luis Ernesto, que estavam presentes na reunião, comprometeram-se a participar do Seminário que ocorrerá no final do mês de setembro e também a apoiar os futuros projetos na área de prevenção e atenção à obesidade infantil.

Texto: João Vitor Marochi de Oliveira