11 de agosto: Unioeste reforça papel fundamental do Estudante na construção da Universidade

No dicionário, significado direto. Estudante: que ou o que frequenta regularmente curso (de ensino fundamental ou médio, universitário etc.) em alguma instituição ou qualquer outro curso livre, no qual se pode adquirir alguma habilidade e/ou conhecimento.

Para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) a palavra Estudante chega acompanhada de diversas outras questões, que vão além de um significado restrito. Na verdade, para a Unioeste são os estudantes os responsáveis diretamente pela construção de uma sociedade igualitária e justa. Nesse 11 de agosto, dia do Estudante, o cenário ainda não é o que faz a Unioeste vibrar; as salas físicas continuam vazias e o contato segue remoto nos 5 campi - Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Essa sensação de expectativa pelo momento ideal de rever a Universidade composta por acadêmicos é grande, o próprio reitor da Unioeste, Alexandre Webber confirma que ser estudante universitário vai além do que se aprende nas quatro paredes de uma sala “Esse período de aula remota dá esse vazio na Universidade, o grande número de estudantes que passa por essa universidade faz a diferença, já que não estamos falando só do ato de estar na sala de aula, é também a convivência, o dia a dia, o esporte a cultura e a relação de amizade que se cria nos campi”.

Para a Unioeste uma Universidade pública, gratuita e de qualidade só consegue cumprir o papel perante a população quando todos os setores estão juntos em prol de um objetivo comum, evidenciar que educação, pesquisa e ensino podem mudar o mundo.

Aproximar docentes, servidores, reitoria e direções de campus com os estudantes faz toda a diferença, e isso, é a realidade atual da Unioeste, tanto que pela primeira vez a Universidade dá protagonismo para estudantes presidirem o Conselho de Assistência Estudantil (CAE) de forma compartilhada “No dia do estudante os estudantes assumem a presidência do Conselho Estudantil. Esse regimento foi discutido no ano passado e nós propusemos que o Conselho tivesse a presidência alternada entre a gestão da universidade e os representantes dos estudantes e hoje coincidentemente no dia do estudante teremos o Conselho de Assistência Estudantil que elegerá os estudantes para presidir esse conselho”, afirma Alexandre Webber.

O Conselho de Assistência Estudantil – CAE, tem como principal objetivo, propor ao Conselho Universitário (COU) a Política de Assistência Estudantil da Unioeste, bem como estabelecer plano de trabalho e atividades anuais de acordo com as linhas gerais estabelecidas no planejamento institucional da Universidade; propor mecanismos que viabilizem a captação de recursos que possam ser destinados a projetos de interesse institucional; resolver assuntos sobre estudo, programas e projetos voltados aos serviços de assistência estudantil; propor políticas de desenvolvimento da Assistência Estudantil e zelar pelo seu cumprimento, além de outras ações essenciais na construção da qualidade da Universidade e quem chega com a missão de ocupar esse papel importante, pela primeira vez de forma compartilhada é João Matheus Moraes, estudante/acadêmico do 2° ano do curso de Letras português/italiano.

Para esse novo passo, João Matheus ressalta como se vê tendo como base a influência direta do papel de estudante em uma Universidade Pública “O estudante não faz a mudança da universidade, o estudante é a universidade! Assim, o simples ato de permanência na universidade é responsável por uma enorme repercussão futura. O Conselho de Assistência Estudantil chega para discutir com todos personagens que habitam o mundo universitário e a gestão compartilhada é o despertar de um mundo novo, onde os próprios interessados podem elencar as prioridades da gestão universitária significando, verdadeiramente, num espaço democrático voltado aos interesses desse corpo formado por todos os estudantes que chamamos de Unioeste”, finaliza João.

É com essa responsabilidade em entender que estudantes inseridos no contexto universitário são a garantia da continuação da busca por uma sociedade resolutiva e participativa que a Unioeste deseja um Feliz dia do Estudante.

Texto: Thiago Leandro