Projeto de extensão “Secretariado Executivo Preparando para o Primeiro Emprego” comemora 10 anos de atividades

O projeto de extensão Secretariado Executivo Trilíngue - Preparando para o Primeiro Emprego - comemora 10 anos de atividades. Os alunos do segundo ano do curso de Secretariado Executivo Trilíngue farão uma live comemorativa à data no próximo dia 9 de junho (quarta-feira), às 19:30. A participação é aberta à comunidade e acontece a partir da plataforma Teams.

A coordenadora do evento, Dóris Mariani Junges, fala que a programação abrange um resgate das atividades desenvolvidas pelo projeto durante os 10 anos de existência e será abordado pelos professores que já atuaram como coordenadores do projeto. “Nesta mesma linha, alunos egressos do curso de Secretariado Executivo falarão das experiências de atuação como voluntários neste projeto”, acrescenta Junges.

A coordenadora do projeto, Fabiana Regina Veloso, afirma que, ao longo de 10 anos, passaram por diferentes públicos, construíram muitas parcerias e conheceram a realidade de muitos jovens de bairros e espaços diferentes. Para além de conhecer as diferentes realidades, Veloso afirma que puderam verificar a inserção desses jovens no mercado de trabalho e, também, nos cursos de graduação. “Desta forma, avaliamos que o projeto tem provocado resultados bem positivos na medida em que conseguimos envolver estes jovens na construção de suas carreiras, na busca de uma formação continuada, a partir da formação superior, o que para muitos era uma realidade distante ou inexistente. Além disso, conseguimos ver jovens conquistando seu primeiro emprego, possibilitando um auxílio na renda familiar e na própria formação do estudante”, avalia Veloso.

Veloso ainda reforça que estão sistematizando uma pesquisa com os egressos do projeto para apontar os impactos do projeto. “Estamos preparando uma continuidade do projeto para envolver os empregadores, no sentido de possibilitar novos horizontes e parcerias para oportunizar aos jovens atendidos pelo projeto espaços de qualificação, dentro das empresas”, explica Veloso. A coordenadora também afirma que existe a intenção de inserir o projeto com atividade de extensão curricular, o que amplia a abrangência das ações disponibilizadas.

O evento possui certificação de 2 horas e é aberto à comunidade externa. Os interessados podem se inscrever pelo link https://server2.midas.unioeste.br/sgev/#/eventos .

Daniel Schneider – Jornalista Residente