Professor da Universidade de Genebra fará aula inauguram no campus de Foz do Iguaçu

O programa de pós-graduação interdisciplinar: Sociedade, Cultura e Fronteiras, do Campus Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realizará sua aula inaugural do ano letivo de 2021 com o professor Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra, na Suíça. A atividade será na próxima segunda-feira (03), às 16 horas, dia que se iniciam as aulas dos novos pós-graduandos no ano letivo de 2021.

O programa de pós-graduação, tem como centralidade as questões ligadas às fronteiras, em seu conceito plural, que são desenvolvidas interdisciplinarmente. Assim, o tema a ser desenvolvido é “Educação, Multiculturalismo e Cidadania: perspectiva comparativa” que dialoga com a área de concentração do programa, como afirma a coordenadora Silvana Aparecida de Souza, além de se constituir como uma ação de internacionalização, que é uma das metas da pós-graduação que conta com mestrado e doutorado.

O professor Abdeljalil Akkari, radicado na Universidade de Genebra, tem uma sólida carreira internacional: É consultor da Unesco e de outras organizações internacionais, tem pós-doutorado pela Universidade de Baltimore (EUA) e formação na área de Educação. Tem uma carreira bem consolidada também no Brasil, com a publicação em periódicos nacionais científicos especializados, e também com colunas em jornais de ampla circulação, a citar seus escritos na Folha de São Paulo. Entre suas obras publicadas em português, pode-se destacar os livros: Introdução às Perspectivas Interculturais em Educação, pela editora da UFBA, Educação intercultural: Desafios e possibilidades, em parceira com Luciana Pacheco Marques e outros, publicado pela editora Vozes, e Internacionalização das Políticas Educacionais, publicados também pela Vozes. Seus livros tem publicação em diversos países e línguas, e enfatiza temas como as Políticas e Desigualdades educacionais, educação comparada, multiculturalismo, culturas e estudos sobre as dimensões do ensino superior.

Texto: Gilvana Giombelli