Central de Notícias

Huop organiza tutoria à novos profissionais de saúde da unidade Covid-19

A rotina de uma Unidade de Terapia Intensiva difere bastante da rotina das enfermarias e outros setores do hospital. A experiência e conhecimento dos profissionais de saúde, fazem a diferença no atendimento dos pacientes, e em razão disso, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), organizou uma tutoria aos novos profissionais de Enfermagem admitidos na instituição. “O trabalho na Terapia Intensiva exige uma mão de obra especializada, e como tivemos muitas admissões de profissionais devido ao aumento do número de leitos durante a pandemia, preparamos essa tutoria, a qual os servidores mais experientes acompanharam o plantão e se disponibilizaram à dar suporte, além de tirar dúvidas”, explica a Diretora de Enfermagem do Huop, Sara Treccossi.

De acordo com Sara, a rotina é intensa na UTI. Nesse setor, a verificação dos sinais vitais é realizada a cada uma hora, enquanto em enfermarias, a verificação é realizada a cada seis horas. “A rotina é puxada, os pacientes são mais complexos, e por conta disso, a experiência em Terapia Intensiva é essencial, principalmente na unidade Covid-19, em que os pacientes estão em estado muito grave e necessitam de uma atenção redobrada”, ressalta.

Kátia Martini é Técnica de Enfermagem da UTI Geral do Huop há 10 anos e no início da pandemia, se voluntariou para prestar assistência na unidade Covid-19, onde permaneceu por cerca de 10 meses. Conhecendo as especificidades do setor, agora se dispôs a passar o conhecimento para os novos profissionais. “Sabemos que a experiência se adquire com o tempo, mas ter uma pessoa ao seu lado tirar as dúvidas dos procedimentos é de grande valia. Pensando no acolhimento da instituição e qualidade do atendimento, tendo em vista que o setor é bastante complexo, espero ter contribuído da melhor forma possível. Não é fácil prestar assistência em setores complexos como a unidade Covid-19, mas acredito que com vontade é possível aprender a cuidar com carinho daqueles que estão dependentes de nós da Enfermagem”, avalia Kátia.

CERTIFICADOS

Todos os tutores, profissionais mais experientes que deram apoio aos novos profissionais, receberam um certificado de agradecimento nessa semana. “É uma forma de valorizar o profissional da instituição que se dispôs a passar esse conhecimento de muitos anos realizando atendimento na UTI”, comenta.

O resultado, de acordo com Sara, foi positivo, e o programa de tutoria deve continuar à disposição de novos profissionais da Enfermagem que forem admitidos na instituição. “É uma maneira de investir em conhecimento em saúde e prezar pela qualidade da assistência”, finaliza Sara.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.