Unioeste promove evento sobre parceiras entre a universidade e empresas

O Marco Legal da Inovação trouxe diversas possibilidades de parcerias entre Instituições Científicas e Tecnológicas - ICTs e o setor produtivo, para realização de PD&I, assim como outras formas de transferência de tecnologias das ICTs para as empresas.

O Núcleo de Inovações Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), oferecerá uma oportunidade de capacitação para agregar maior conhecimento sobre a Lei do Bem e de sua instituição ou empresa entender melhor das possibilidades da Lei que permitem utilizar incentivos fiscais para aplicar em pesquisa e cultura. O evento acontecerá no dia 28 de abril, às 8 horas.

Apesar da renovação do arcabouço legal para permitir uma melhor conexão entre universidades, empresas e demais entidades, de modo que se constitua um ecossistema de inovação que atenda aos objetivos da  Lei, algumas fragilidades ainda devem ser superadas para que efetivamente  inovações sejam produzidas e, dentre estas, o pouco conhecimento, pelas empresas, dos estímulos criados por lei para que as mesmas realizem atividades de pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica.

A partir de algumas demandas e da sua função no ecossistema, houve a necessidade de apoiar também as empresas, no sentido de orientar/difundir os estímulos legais a elas dedicados, especialmente os incentivos fiscais. Para tanto, se faz necessário capacitar previamente servidores atuantes nas atividades relacionadas à inovação quanto ao tema, bem como professores que possam replicar tais informações no processo de formação de seus alunos.

Para o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unioeste, professor Reginaldo Santos, esse evento é uma demanda dos professores. “Existe a possibilidade de os professores receberem recursos financeiros de empresas para projeto de pesquisa e cultura. Chegamos à conclusão que poderíamos ter um evento sobre essa ação”.

Neste contexto, o que se propõe neste evento é absorver experiências de profissionais da área de contabilidade, empresários ou outras pessoas com atuação em processos de PD&I em empresas, quanto à legislação e demais providências práticas para a obtenção dos incentivos previstos pela Lei do Bem, por elas.

O evento terá como assuntos:

1.         Lei do Bem: Incentivando parcerias: Ludmila Aquino - ABGI;

2.         Projeto de inovação aberta: Everton A. Garbos - Unimed;

3.         Investir em Inovação faz bem: Carlos Schulze – Regna – Ventures;

4.         Integrando oportunidade de Inovação: Hugo Ribeiro - ITA.

Texto: Milena Griz, supervisão: Patricia Bosso