Programa de Pós-graduação em Agronomia recebe novas bolsas de pesquisa

O Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, foi contemplado com uma bolsa para o nível de mestrado e outra de doutorado por meio da Chamada CNPq Nº 25/2020.

Segundo o Coordenador do PPGA, Neumárcio Vilanova da Costa, o auxílio aos discentes é fundamental para formar novos pesquisadores. “As bolsas concedidas pelas agências de fomento governamentais como a CAPES, CNPq e as fundações de amparo a pesquisa funcionam como uma ajuda de custo que auxiliam na manutenção dos discentes no programa durante toda a sua formação nos cursos de pós-graduação, uma vez que, os discentes atuam como jovens pesquisadores se dedicando exclusivamente na realização atividades de ensino, pesquisa, extensão e de inovação na universidade”, explica.

Ainda segundo o professor, essas bolsas da Chamada CNPq Nº 25/2020 auxiliarão na recomposição do número mínimo das bolsas de mestrado e doutorado do Programa. “O PPGA teve no ano passado o contingenciamento da CAPES de oito bolsas do curso de mestrado e uma do curso de doutorado. Isso representou um corte drástico nas bolsas que certamente trará grande impacto negativo na produção científica e para a formação de recursos humanos que tanto contribuem não somente para o desenvolvimento regional, mas também internacional”, esclarece Neumárcio.

Os discentes contemplados com as bolsas poderão realizar projetos de pesquisas na área de concentração em Produção Vegetal e nas seguintes linhas de pesquisa de Manejo de Culturas, Sistemas de Produção Vegetal Sustentáveis e Fitossanidade e Controle Alternativo que estão vinculadas aos projetos temáticos desenvolvidos pelos docentes do programa.

Para a região Oeste do Paraná, projetos de pesquisa são importantes para o desenvolvimento agroindustrial e da agropecuária, além de fomentar ações de empreendedorismos voltados ao desenvolvimento dos produtos e técnicas de produção inovadoras que foram gerados nas pesquisas, como destaca Neumárcio. “O agronegócio é responsável por 33,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, cerca de R$ 142,2 bilhões. Neste sentido, destaca-se a abrangência e o impacto das linhas de pesquisas que proporcionam projetos que contribuem para o desenvolvimento e a sustentabilidade das atividades agropecuárias” enfatiza o professor.

“As atividades empregadas na formação de recursos humanos e nas pesquisas desenvolvidas pelo PPGA são feitas com apoio de vários setores produtivos do agronegócio, bem como com parecerias com empresas privadas e de assistências técnicas para pequenos produtores inseridos na agricultura familiar que utilizam o sistema orgânico de produção”, finaliza o professor.

Texto por Milena Griz
Supervisão de Patricia Bosso