Unioeste Cascavel se torna ponto de vacinação da Covid-19

Mais uma vez a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) reforça o compromisso com a ciência e pesquisa ao abrir as portas da Universidade para a população. A partir de agora o local de imunização da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 será a Unioeste, Campus Cascavel.

Graças a um novo acordo entre Universidade e o município a mudança de espaço, exclusivamente para aplicação das segundas doses da vacina em Cascavel, será importante para otimizar a logística da imunização na cidade.

Para o Reitor da Unioeste, Alexandre Webber a parceria com município é de grande importância. “É um momento de união, de todos estarem colaborando para agilizar o processo de vacinação, por isso a Unioeste cedeu o espaço e está sempre à disposição da comunidade. Quanto mais rápido andar a vacinação, quanto mais pessoas forem vacinadas, mais próxima nós vemos uma luz no fim do túnel. É importante que todos trabalhem na mesma direção”, explica Alexandre.

“A Universidade nesse momento de crise se mantém a disposição da população. O campus Cascavel está com clínicas operando normalmente durante a pandemia, justamente para dar esse apoio. Agora com a possibilidade de termos mais vacinas para Covid-19, estamos fazendo todo esforço possível para continuar auxiliando a população. A gente sabe que a prefeitura precisa de apoio, quando nos prontificamos a ser um local para aplicação da segunda dose de vacina para idosos, pensamos junto com a prefeitura em criar ambientes para que a população sofra menos em filas, a Unioeste está pronta”, explica o diretor geral do campus Cascavel da Unioeste, Aníbal Mantovani Diniz.

Ainda em janeiro, a Unioeste se colocou à disposição do Governo Federal, através dos ministérios da Saúde e da Educação, para integrar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A estrutura física da universidade, além de equipes profissionais, salas, veículos e equipamentos foram disponibilizados na proposta.

Compromisso

Desde o início da pandemia a Unioeste se colocou à frente junto às instituições ligadas à ciência em favor da vacina contra a Covid-19.   Mobilizadas pela Fundação Araucária (FA), 14 instituições ligadas à ciência no Paraná, com a participação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), aderiram à campanha de conscientização e mobilização para a vacinação contra a Covid-19 na região Sul do País.

Juntos, representantes das sete universidades estaduais, UFPR, UTFPR, UFFS, UNILA, do IFPR, da PUCPR, FUNPAR, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Fundação Araucária, querem, além de incentivar a população a aderir à imunização, também combater as fake news sobre o assunto.