Lives da Unati Foz do Iguaçu têm grande adesão entre idosos do projeto que estão em isolamento

Previous Next
Desde setembro a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) campus Foz do Iguaçu, está com uma programação de lives semanais pensada especialmente para os idosos do projeto, que devido a pandemia não estão indo presencialmente a Universidade.

Os encontros online, transmitidos pelo Youtube da Unati de forma aberta e gratuita, todas as quintas-feiras, têm trazido questões como a autoestima na melhor idade. A aluna do projeto, dona Ana Maria Dzioba, agradece pelas temáticas e especialmente por elas conseguirem mostrar a importância dos idosos para a sociedade.

“Só tenho a agradecer a UNATI por proporcionar temas e palestrantes maravilhosos para nos incentivar a seguir em frente, de cabeça erguida. Obrigada por me convencer que realmente o velho tem valor e é lindo”.
Anita Bidin, outra aluna que não perde os encontros, agradece os esforços da UNATI em proporcionar bem-estar para eles neste momento. “Obrigado a todos pela dedicação de nos proporcionar todas essas aulas que são de muito proveito”.

A coordenadora do Unati, a professora Aline Patrícia Henz, explica que a cada live as visualizações têm aumentado e a participação dos idosos é satisfatória, especialmente ao vivo. “Muitos têm buscado mais conteúdos sobre as temáticas trabalhadas e realizam as recomendações dos professores especialmente dos profissionais da saúde, como psicólogos e médicos”.

Ela acrescenta que nos primeiros encontros, as temáticas estavam mais voltadas a saúde física e mental e que o projeto está iniciando uma nova fase, com assuntos relacionados ao trabalho, política e cidadania na terceira idade. Aline finaliza comentando que têm sido possível dinamizar as palestras com a possibilidade das aulas online de poder trazer especialistas de todo país.

É importante mencionar que a escolha das lives pelo YouTube foi dos próprios idosos que tem aulas sobre uso de mídias sociais na Unati.

Unati Foz do Iguaçu

O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI iniciou suas atividades em Foz do Iguaçu em 2008, vinculado à UNATI campus de Toledo, contudo, em 2010 tornou-se um programa autônomo no campus de Foz do Iguaçu.

O principal objetivo do programa é a valorização da pessoa idosa e sua inclusão na sociedade, sendo a UNATI uma oportunidade tanto para adquirir novos conhecimentos quanto para interação social, com atendimento aos cidadãos de idade igual ou superior a 55 anos.

Os conteúdos abordados na UNATI são direcionados por três eixos estratégicos: educação, saúde e inserção social. Algumas das atividades realizadas no espaço são baseadas na interação lúdica, entretenimento com base na arte, turismo e cultura, atividades de conhecimentos gerais, aulas de informática de informática, língua estrangeira, além de noções básicas de direito, saúde preventiva e nutrição. A cada ano, novos projetos e atividades estão sendo inseridos, de acordo com a necessidade e pessoal capacitado.

*IMAGENS CAPTURADAS ANTES DA PANDEMIA DA COVID-19

Por Gilvana Giombelli

Imprimir