Centro de Ciências Sociais Aplicadas arrecada doações para Uopecan

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, arrecadou doações de alimentos e produtos de higiene pessoal para o Uopeccan. A arrecadação aconteceu no dia 18 de novembro e a própria comunidade realizou as doações em um sistema de drive-thru. Voluntários do CCSA aproveitaram para distribuir cartões, com informações sobre sintomas característicos do câncer de próstata.

Além do CCSA, também colaboraram no evento o PET de Serviço Social, o Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA); o Programa de Pós- Graduação em Economia (PGE).
A arrecadação de doações faz parte da agenda de eventos do CCSA sobre a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar as pessoas sobre o combate e a prevenção do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para 2020 são estimados cerca de 65 mil novos casos da doença e que esta é a modalidade de câncer que mais atinge homens no país, com 29,2% do total.

A diretora do CCSA, Patrícia Sala Battisti, explica que o CCSA tenta moldar-se para atender os 17 objetivos estabelecidos pela ONU, que pretendem tornar a sociedade mais solidária, sustentável, informada, tolerante e plural.

Professor Weimar Freire da Rocha Júnior, um dos organizadores do evento, avalia que a arrecadação foi um sucesso. “ A gente percebe que ainda existe solidariedade na sociedade em que vivemos, e que quando nos unimos em prol de uma causa nos tornamos melhores”, pondera o professor.

Além da doação de mantimentos, o CCSA irá realizar uma palestra com o médico urologista José Borba Mendes Júnior, intitulada “Novembro Azul: um bate papo sobre câncer de próstata”, que será transmitida pelo Zoom no próximo dia 25, às 19:30.

Por Daniel Schneider

Sob supervisão de Rosana Mirales