Central de Notícias

Unioeste: Rondon inaugura prédio para cursos de Pós-Graduação em História e Geografia nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (22), será realizada a inauguração do prédio do Programa de Pós-Graduação em História e Programa de Pós-Graduação em Geografia, no campus de Marechal Cândido Rondon. A proposta da construção surgiu da necessidade de consolidar esses programas, por meio da ampliação do espaço físico e implantação de novos laboratórios, em ambiente multiuso, adequados para o desenvolvimento de pesquisas e formação de excelência.

A cerimônia de inauguração será restrita, devido a pandemia da Covid-19. A participação do público se dará pela página oficial da Unioeste: facebook.com/unioesteoficial. O ato contará com a presença do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dr. Aldo Nelson Bona, do reitor da Unioeste, Dr. Alexandre Webber, representantes da Financiadora Nacional de Estudos e Pesquisa – FINEP, entre outras autoridades.

O diretor geral do Campus, Davi Schreiner, explica que para a execução da construção, o projeto “Ambiente Multiuso em Pesquisa e Pós-Graduação em História e Geografia”, elaborado por professores dos Programas e coordenado pelo professor Dr. Antônio de Pádua Bosi, foi submetido à Chamada Pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2011), sendo aprovado. O valor financeiro investido na construção, que conta com 1.549,15 m2, foi de R$ 2.991589,00.

No prédio, serão ministradas aulas das disciplinas dos cursos de Mestrado em História e Geografia, bem como atividades de extensão e pesquisas. “Importante salientar que o prédio conta com acessibilidade para portadores de deficiência física, rampa de acesso e elevador, bem como todos os ambientes climatizados”, salienta Davi.

Nele serão instalados, após a inauguração, diversos laboratórios de pesquisa, entre os quais: Laboratório de Microfilmagem e Digitalização de Documentos, Geoprocessamento e Fotointerpretação, Dinâmica Territorial, Conflitos Sociais e Espaço de Fronteira, Produção Audiovisual, Práticas Culturais e Identidades, Trabalho e Movimentos Sociais, Estado e Poder. E, também o Centro de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná. O prédio conta ainda com um miniauditório, para aulas, conferências e defesas de Dissertações e Teses, salas de Coordenação e Secretaria dos Programas.

Segundo Davi, a entrega desta obra é de suma importância para a consolidação dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e História, para a pesquisa e a formação de profissionais de excelência nos cursos de Mestrado em Geografia, curso de Mestrado em História e curso de Doutorado em História. “Ao mesmo tempo, produzirá uma impactação social fundamental no âmbito do ensino na rede municipal, estadual e em cursos de Pós-graduação. Entidades públicas e privadas também serão beneficiadas com pesquisas e atividades de extensão”.

Por Assessoria de Comunicação da Unioeste

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.