Projeto da Unioeste promove desenvolvimento rural sustentável em Toledo

O Programa Ideia Paraná Oeste é uma atividade de extensão universitária realizada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo. Iniciou suas atividades em agosto de 2018, e surgiu como resultado de discussões de diversos docentes da Universidade que atuam há mais de uma década na extensão universitária.

O programa tem por finalidade organizar, apoiar e desenvolver atividades que viabilizam o desenvolvimento rural sustentável, envolvendo docentes, servidores técnico-administrativos e bolsistas/estagiários. Sua finalidade é a interação com a sociedade para a promover o fortalecimento da agricultura familiar e a agroindústria, a produção agropecuária em bases racionais e sustentáveis, e o crescimento da aquicultura de forma criteriosa e organizada.

As atividades, explica o coordenador do Programa, professor Aldi Feiden, envolvem a organização de projetos e eventos de extensão universitária, além da prestação de serviços tecnológicos com foco no levantamento, desenvolvimento e transferência de tecnologias, capacitação técnica de membros internos e externos à comunidade universitária.

O projeto executa atualmente cinco atividades de extensão, sendo que dois iniciaram-se antes da pandemia, e cujas atividades precisaram ser adaptadas de forma que pudessem ser realizadas remotamente, e três atividades que iniciaram após o início da pandemia. Estes últimos foram planejados e organizados para o uso de ferramentas tecnológicas adaptadas para serem realizadas virtualmente.

Aldi ressalta a importância do projeto aos integrantes seja para os coordenadores, colaboradores, bolsistas ou estagiários, por possibilitar a realização e atividades de extensão universitária de forma organizada, planejada e discutida sistematicamente com base nas metodologias da extensão, e realizadas em benefício de um público-alvo que necessite e tem interesse em interagir com a Universidade. “Estas ações visam promover o desenvolvimento sustentável, focadas no interesse da agricultura familiar, da agroindústria, e da aquicultura”.

Com relação à participação da Unioeste, o coordenador diz ainda que ela oferece todo o suporte institucional necessário à consolidação do Programa Ideia Paraná Oeste, seja de logística, infraestrutura e disponibilização de hora/atividade docentes, para que a ação atinja os resultados, mostrando à sociedade o grande papel que, além de ser formador de recursos humanos altamente especializados, também é uma instituição indutora do desenvolvimento regional. Para os alunos da graduação e da pós-graduação, ele conta que a Instituição proporciona a oportunidade do aluno fazer parte e interagir com as entidades da sociedade por meio das ações das atividades executadas, e confrontar a teoria com a prática extensionista, de modo a contribuir com sua sólida formação profissional.

O programa é coordenado pelo professor Dr. Aldi Feiden  e subcoordenado pelo professor Dr. Altevir Signor, ambos docentes do Centro de Engenharias e Ciências Exatas - CECE, do campus de Toledo, e entre os colaboradores estão os professores Fabio Bittencourt e Wilson Rogério Boscolo, ambos também do CECE, e discentes da graduação, como o acadêmico  Ezequiel Pereira Sena, da Engenharia Química e o acadêmico Victor Dummer Costa, da Engenharia de Pesca, estes dois bolsistas de projetos de extensão PIBEX e PIBIS, respectivamente. Também fazem parte do Programa como colaboradores os pós-graduandos Rafael Luiz Bartz, Sandra Paula Anschau e Antonio Francisco Campanha da Silva.

No programa há a participação externa do prof. Dr. Arcângelo Augusto Signor, do Instituto Federal do Paraná - IFPR, campus de Foz do Iguaçu, o qual participa desde a criação do Programa, e recentemente, houve a inclusão do Prof. Dr. Dirceu Basso, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana –UNILA. Para participar do Programa é necessário inclusão em uma das atividades a serem realizadas e a sua aprovação nas reuniões periódicas, e posteriormente incluídas no cadastro do Programa junto à PROEX.

Não há custo para participação, mas o projeto exige uma manifestação prévia e análise do interesse pela coordenação. O programa possui um sitio dentro da página oficial da Unioeste, junto a Pró-Reitoria de Extensão pelo endereço: clique aqui  e um e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

*As fotos foram retiradas antes da pandemia da Covid-19

Por Luis Gustavo