Paraná promove Semana de Ciência e Tecnologia

Paraná promove Semana de Ciência e Tecnologia

No Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), vai promover uma série de eventos online, com foco no tema Inteligência Artificial (IA) e ecossistemas digitais para inovação. Os eventos serão transmitidos ao vivo, às 19 horas, no período de 16 a 23 de outubro.

O objetivo é promover as ações e iniciativas de IA desenvolvidas no território paranaense, especialmente por professores e pesquisadores das universidades estaduais. “A Inteligência Artificial pode proporcionar ganhos na promoção da competitividade e no aumento da produtividade paranaense, assim como na prestação de serviços públicos”, afirma o superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona, relacionando a IA à “melhoria da qualidade de vida das pessoas e redução das desigualdades sociais”.

Os painéis contemplam diferentes iniciativas paranaenses no campo da IA, aplicada a diversos setores produtivos, como agronegócio, educação, cidades inteligentes, saúde e cultura. “O conjunto de debates é importante para conhecermos e refletirmos sobre o que estamos fazendo nessa área, e podermos planejar melhorias e ampliação de ações de inovação no Estado”, ressalta o superintendente.

Intitulada “Diálogos sobre Inteligência Artificial: construindo ecossistemas digitais para inovação no Paraná”, os principais pontos a serem abordados se referem a como essa tecnologia está evoluindo no Brasil e, mais precisamente, no Paraná. O coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Paulo Renato Parreira, destaca aspectos importantes para o desenvolvimento tecnológico na comunidade universitária e no Setor Público, no que se refere à formulação de políticas públicas.

“O aumento exponencial no poder computacional e no acesso a dados possibilitou avanços práticos em tecnologias de aprendizagem de máquina, permitindo êxito em várias áreas de domínio aplicado, como diagnóstico de câncer, automação de veículos, jogos inteligentes”, enumera. Segundo ele, “esses avanços revelam múltiplas possibilidades de ganhos econômicos e sociais, intensificando a discussão em diversas áreas, como educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação”, salienta o coordenador.

A série de eventos conta com a parceria da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), rede de Educação a Distância do Estado, que reúne os centros de EaD das instituições estaduais de ensino superior para o desenvolvimento de projetos e cursos com o pensamento na educação transformadora; e do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma do Governo do Estado, que visa desburocratizar, simplificar e tornar os serviços públicos mais acessíveis aos cidadãos.

A programação completa e outras informações estão disponíveis no site www.uvpr.pr.gov.br/inteligenciaartificial/. Os eventos serão transmitidos pelo canal da UVPR no YouTube (links no site do evento). Os participantes contarão ainda com a emissão de certificados.

SNCT 2020 – Com atividades coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em todo o território brasileiro, a 17ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2020) apresenta o tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.

SERVIÇO

O que: Série de Eventos Online – Diálogos sobre Inteligência Artificial: construindo ecossistemas digitais para inovação no Paraná

Quando: 16 a 23 de outubro de 2020, às 19 horas (diariamente)

Programação e transmissão: www.uvpr.pr.gov.br/inteligenciaartificial/




Imprimir