Central de Notícias

Marechal: Marco Legal da Primeira Infância é debatido em evento

Na última quinta-feira (08), a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), participou do evento “Primeira Infância: vulnerabilidades e políticas públicas”, organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, em parceria com Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude – NEDDIJ e com a Universidade da Criança. O evento foi transmitido pela internet e contou com a participação de professores e alunos da Instituição e de outras Instituições de Ensino Superior, integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, bem como de estudiosos e especialistas na área da Primeira Infância. 

De acordo com a professora Carla Liliane Waldow Esquivel, o objetivo do evento foi realizar um debate amplo sobre a primeira infância, conscientizando o público-alvo a respeito da sua fundamentabilidade na formação integral do indivíduo para a prevenção de vulnerabilidades sociais e da importância da implementação de um plano municipal para a primeira infância com base no seu marco legal (Lei Federal nº 13.257/2016).

O evento contou com a presença do professor Davi Félix Schreiner, doutor em História Social pela USP e diretor geral do Campus, e das professoras Silvia Mattei, coordenadora do NEDDIJ – área jurídica e Carla Liliane Waldow Esquivel, coordenadora do NEDDIJ – área pedagógica. 

Durante o encontro, foram apresentadas conferências a respeito Primeira Infância: vulnerabilidades e políticas públicas, sendo assistidas, pela internet, por mais de 100 pessoas, representando vários municípios e estados do país, demonstrando a relevância da temática.

“O Marco Legal da Primeira Infância foi um divisor de águas, porque é a primeira lei que traz princípios e diretrizes para formulação de políticas públicas. Traz um norte específico para todos aqueles que trabalham em defesa da primeira infância. Para que a gente possa fazer no País, mais do que propostas de políticas de governo, políticas de Estado, que tenham continuidade”, afirmou a deputada Leandre. 

A transmissão on-line teve três palestrantes: a deputada Leandre, presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, Vital Didonet, mestre em Educação pela UnB. Formulador dos relatórios que deram origem ao Marco Legal da Primeira Infância no Brasil. E doutora Ivânia Ghesti, gerente de Projetos do Pacto Nacional pela Primeira infância, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O diretor geral do Campus, professor doutor Davi Félix Schreiner, um dos idealizadores do evento, afirmou que o debate foi de uma riqueza ímpar, porque contou com a presença de estudiosos da área e pesquisadores.  “Tivemos a participação de pessoas e entidades de diferentes estados do Brasil, o que nos deixou muito satisfeitos, porque a conferência teve um alcance além do esperado”, disse. 

“Não posso deixar de agradecer e parabenizar a deputada Leandre pela sua atuação na Câmara dos Deputados, e agradecer imensamente o trabalho que ela tem realizado junto às universidades, em especial à Unioeste. E o apoio que tem dado para que nós possamos continuar o trabalho voltado para a primeira infância”, completou Davi. 

Leandre também relatou que a Frente Parlamentar trabalha, neste período de eleições municipais, para trazer à agenda política a responsabilidade de inserir a temática da Primeira Infância dentro dos planos de governo dos futuros prefeitos. 

“Eu percorri vários municípios paranaenses levando o compromisso para os candidatos. Um compromisso com a primeira infância. E as deputadas que são coordenadoras regionais da Frente, também estão fazendo o mesmo trabalho por todo o Brasil”, completou Leandre.

Já Vital Didonet falou sobre a importância da confecção dos Planos Municipais da Primeira Infância e enalteceu o trabalho da deputada. Leandre é líder local, estadual. E nos últimos anos vem despontando como líder nacional da primeira infância. Nas ideias, e sobretudo na competência para fazer com que o tema da primeira infância seja inserido no debate político”, afirmou. 

Texto divulgação 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.