Lives com temáticas da Terceira Idade são promovidas pelo Unati Foz do Iguaçu

A UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está realizando desde a última semana um ciclo de lives via Youtube com temáticas relacionadas aos idosos. De setembro até dezembro serão 14 encontros, todas às quintas-feiras com duração média de uma hora e meia.

Todas as Lives serão transmitidas pelo canal do Unati Foz do Iguaçu no YouTube e podem ser acompanhadas não somente pelos alunos como também por toda a comunidade. As palestras vão tratar de assuntos como direito e cidadania, saúde física e mental, medicina preventiva e nutrição, que podem ser úteis também aos familiares dos idosos e demais participantes.

A coordenadora do Unati, a professora Aline Patrícia Henz, explica que a escolha da plataforma foi feita pelos alunos que já tiveram a oportunidade de fazer cursos de informática pela instituição. “A plataforma escolhida foi indicada pelos alunos, em virtude da facilidade de acesso. É importante mencionar que a adaptação ao cenário digital é possível pelo fato de que a maioria dos alunos já cursaram a disciplina de informática (redes sociais), que propiciou o uso de ferramentas básicas”.

Muitos alunos, segundo Aline, estão relatando sentir falta dos encontros do Unati, mas estão cumprindo o isolamento e compreendem a situação. Ela explica que atividades presenciais estão paralisadas, mas que é extremamente importante ao Unati manter o vínculo entre a instituição, os alunos e a comunidade.“Não é possível prever o retorno presencial das atividades do Programa, que deverá acontecer somente quando houver 100% de certeza que a saúde dos alunos está assegurada. Até lá, estaremos nos esforçando para continuar ofertando conteúdos de qualidade e de alguma maneira, manter a proximidade entre a Universidade e a sociedade”.

Unati Foz do Iguaçu

O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI iniciou suas atividades em Foz do Iguaçu em 2008, vinculado à UNATI campus de Toledo, contudo, em 2010 tornou-se um programa autônomo no campus de Foz do Iguaçu.

O principal objetivo do programa é a valorização da pessoa idosa e sua inclusão na sociedade, sendo a UNATI uma oportunidade tanto para adquirir novos conhecimentos quanto para interação social, com atendimento aos cidadãos de idade igual ou superior a 55 anos.

Os conteúdos abordados na UNATI são direcionados por três eixos estratégicos: educação, saúde e inserção social. Algumas das atividades realizadas no espaço são baseadas na interação lúdica, entretenimento com base na arte, turismo e cultura, atividades de conhecimentos gerais, aulas de informática de informática, língua estrangeira, além de noções básicas de direito, saúde preventiva e nutrição. A cada ano, novos projetos e atividades estão sendo inseridos, de acordo com a necessidade e pessoal capacitado.

Por Gilvana Giombelli