Unioeste participa de Projeto Universidade Amiga do TRE-PR

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é uma das parceiras do Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, lançado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula. Ao todo participam 46 universidades distribuídas em diversas cidades do estado. A parceria estimula universitários a trabalharem como mesários voluntários. Em contrapartida, eles recebem a partir de 30 e 60 horas extracurriculares pelos serviços prestados no primeiro ou nos dois turnos das eleições, e as universidades ganharão o selo Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, em cerimônia a ser realizada em 2021.
A iniciativa, que foi destaque do Judiciário brasileiro no Portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já demonstra um impacto considerável no número de mesários inscritos como voluntários no Paraná: já são quase 65 mil, mais que o triplo de 2018 e quatro vezes mais do que em 2016. Para atender as 22 mil seções eleitorais de todo o estado, são necessários 88 mil mesários, entre convocados e voluntários. Para fazer parte da campanha basta acessar: http://www.tre-pr.jus.br/imprensa/noticias-tre-pr/2020/Setembro/projeto-universidade-amiga-ja-possui-43-universidade-conveniadas

Educação para a cidadania
O projeto baseia-se no princípio de que a união entre universidades e poder público constitui uma maneira democrática de efetivação de educação para a cidadania. Estão previstas ações de troca de experiências e conhecimentos, com a realização, após o período eleitoral, de encontros entre estudantes, servidores e autoridades da Justiça Eleitoral.
Para participar do projeto, basta ao representante legal da universidade preencher o formulário de adesão e seguir as demais orientações, que incluem apresentação de documentos de constituição e regularidade da instituição - contrato social e/ou estatuto social, além de cópia do documento de identidade do representante legal.