Central de Notícias

Pacientes da Ala Covid-19 recebem “Comidinha Afetiva” escolhida por familiares

A comidinha caseira preferida muitas vezes nos faz sentirmos em casa, nos lembrarmos da família, das pessoas que nos amam ou até mesmo de quem a prepara. Pode ser caseira, no simples café da manhã, ou até mesmo mais elaborada no almoço e jantar. O importante, além de dar água na boca, é lembrar dos momentos bons. No Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), os pacientes internados na Ala Covid-19 recebem essa comida caseira predileta, que é escolhida pela família. A intenção é fazer com que o paciente se sinta bem, lembre da família, e o carinho também é complementado com uma mensagem de força e desejo de uma boa recuperação. “Perguntamos para a família o que os pacientes mais gostam, e deixamos livre para que escolham, ou no café da manhã, almoço, lanche da tarde ou janta. Quando a dieta é liberada, até batata frita é servida. Mas se tiver alguma dieta, realizamos a adaptação”, explica a nutricionista e chefe do SND (Serviço de Nutrição e Dietética), Talita Cristina da Rosa.

Os pratos ganharam além da mensagem dos familiares, também o nome de “Comidinha Afetiva”. Durante a semana, a cozinha do SND surpreende com comidas que vão desde hambúrguer até salada de frutas. Mas o tempero é único, é o carinho adicionado pela equipe, que faz a diferença. “Tenho prazer de levar a eles um sabor diferente. Já fiquei internada e sei a importância de estar recebendo isso. Para nós muitas vezes é algo simples, mas para eles faz muita diferença”, comenta a cozinheira, Lisa Goes.

Os pacientes da Ala Covid-19 não recebem visitas presenciais para evitar o contágio do vírus. As conversas são apenas virtuais, em um momento em que eles aproveitam para agradecer. “A ideia é aproximar, trazer mais afeto, tendo o nome da família no cartão e sendo escolhida por eles. É uma lembrança de que a família está esperando pelo paciente, e tem esse carinho mesmo não estando perto agora”, diz a nutricionista Claudia Regina Felicetti. “Eles sentem bem mais felizes já que não recebem as visitas”, complementa Talita.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.