Campus Foz: Diretor do CELS quer implantar mais cursos de especialização

Samuel CELS Foz

O historiador Dr. Samuel Klauck é o atual diretor do Centro de Educação, Letras e Saúde – CELS, do campus de Foz do Iguaçu da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), e disse ter como uma das suas metas aprimorar os cursos do Centro a fim de disponibilizar uma maior opção de especializações lato sensu.

Após concluir sua graduação em História na Unioeste, em 1998, fez seu mestrado também em História na Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente, ministra aulas nos cursos de graduação em Pedagogia e Turismo e no curso de pós-graduação interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras - nível mestrado e doutorado. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, educação, memória, Oeste do Paraná, migrações contemporâneas, religião e institucionalidades religiosas.

1. Diretor, quais os projetos imediatos que têm para o Centro na gestão 2020-2023?

- Apoiar as demandas dos cursos vinculados ao centro;

- Construir estratégias para estimular a inserção social dos cursos do Centro;

- Procurar espaços e mecanismos que permitam a divulgação das atividades de extensão à comunidade acadêmica e à sociedade;

- Criar estímulos para a participação discente em projetos de ensino, pesquisa e extensão;

- Fomentar e incentivar a manutenção e criação de cursos de especialização – Lato Sensu – decorrentes da política científica do CELS.

2. Qual o planejamento, a longo prazo, para sua gestão?

- Propor e construir, a partir de debates internos e externos, um plano de implantação de um curso novo na área de saúde no Campus de Foz do Iguaçu em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional;

- Buscar a melhoria da avaliação dos cursos para a implantação de novos doutorados.

3. Como se compõe seu Centro?

Hoje o Centro conta com 3 cursos de graduação (Enfermagem, Letras e Pedagogia) e 03 cursos de Pós-graduação (Mestrado em Ensino, Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira e Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras); possui 52 dois docentes efetivos, 18 temporários e 4 professores sênior; atualmente possui 455 alunos de graduação e 159 alunos regulares na pós-graduação.O CELS dispõe ainda de estrutura administrativa, de laboratórios de Enfermagem, de Letras e Pedagogia e um bloco destinado a pós-graduação.