Equipe representa Unioeste na Europa

IMG 3971 Easy ResizeEquipe da Unioeste que visitará universidades da Europa

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) segue na próxima semana para Portugal e Inglaterra onde cumpre uma extensa agenda para buscar parcerias com Universidades Internacionais.

Essa viagem é dividida em duas etapas. Na primeira, a equipe estará em Portugal de 31 de janeiro à 5 de fevereiro na Universidade Lusófona de Lisboa. A professora doutora da Unioeste, Irene Carniato, explica que na ocasião, eles coordenarão um GT num evento e apresentarão cinco trabalhos produzidos por equipes da Unioeste. “Além das atividades acadêmicas, queremos apresentar a Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima. Essa rede foi criada em parceria com o Reino Unido e estamos divulgando essa rede pra novos pesquisadores”.

A partir do Workshop Reino Unido e Brasil, a Rede Internacional de Pesquisa foi iniciada com 73 pesquisadores e profissionais, constituindo um grande avanço para a pesquisa com a colaboração de acadêmicos do Reino Unido e Brasil, agregando pesquisadores e gestores públicos do Paraguai e da Argentina.

Também será apresentado o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção de Desastres (CEPED), projetos ligados à resiliência climática, meio ambiente, agricultura sustentável, e uma interface entre ética, meio ambiente e religião.

Na segunda etapa, o grupo segue para Inglaterra. A professora Irene explica que a equipe visitará seis universidades: Univesity of York, Univesity of Leeds, Sheffield Hallam University, University College of Estate Management, University Coventry e Anglia Ruskin University. “Em cada uma dessas universidades será feita uma apresentação dos projetos que existem na Unioeste e veremos os projetos que existem lá com o objetivo de trocar conhecimento e analisarmos em quais áreas podemos cooperar e agregar dentro da rede”.

Dessa forma, o foco é organizar grupos de pesquisadores que elaborem projetos, além de buscar recursos internacionais para atividades aqui na Unioeste, contribuindo com a Internacionalização da Universidade.

O convênio com a University of Leeds já existe. Na University of York o foco é finalizar o convênio guarda-chuva de cooperação técnica entre eles e a Unioeste. Em ambas será realizada uma reunião de cooperação sobre Projetos de Resiliência na Tríplice Fronteira.

Já na Sheffield Hallam University o foco é abordar o Projeto Automação 4.0 e o Carro elétrico, projeto desenvolvido pela Unioeste que será apresentado pelo professor Doutor Reginaldo Ferreira Santos. Na University of College of Estate Management o Projeto já elaborado prevê o Aprimoramento da Liderança e Programa Avançado para Economias e Sociedades Sustentáveis.

O Projeto Hackathon 2020 é fruto da Rede e da parceria com a University Coventry. A professora Irene representará a Unioeste no Reino Unido, nessa edição que tem como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por fim, na Universidade Anglia Ruskin o projeto é da área de biologia e trata-se do comportamento das capivaras no Lago Municipal.

Estarão presentes nessa viagem a Prof. Dra. Irene Carniatto, Dr Reginaldo Ferreira dos Santos, Dr Alvori Allert, Dr. Wilson Alves de Oliveira, Profa. Neiva Capponi, os Doutorandos Cristiano Levandowski, Amauri Rodrigues e Jean Carlos Berwaldt.

Texto: Ana Cauneto
Foto: Patrícia Bosso