Oficinas do Projeto Rondon encantam moradores de Tupãssi

WhatsApp Image 2020 01 24 at 15.18.51

O Projeto Rondon é o maior de extensão universitária do País e está desde o último final de semana promovendo seus trabalhos no Oeste do Paraná com sua base de operações no 33º BIMEC e com apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O objetivo é de consolidar o sentido de responsabilidade social, contribuindo no âmbito de extensão da formação acadêmica e permitindo também, o contato com a realidade brasileira.

Nessa operação, nomeada Yaguaru, três equipes da Unioeste foram selecionadas, duas para o conjunto A e uma para o conjunto B. Os destinos são as cidades de Braganey, Jesuítas e Tupãssi.

Tupãssi, que está recebendo equipe do Conjunto A, é um município do Oeste Paranaense que se deu às chegadas dos colonizadores espanhóis e portugueses na região que era habitada pelos guaranis. A jovem cidade, de apenas 40 anos, tem aproximados nove mil habitantes e com intensa atividade de extração de erva-mate.

Na cidade já foram realizadas 12 oficinas, de quatro horas cada. Além disso, foram realizadas atividades de recreação com crianças em todos os dias e um teatro de abertura da Operação no município. Estima-se que 293 pessoas já foram atingidas com as oficinas, 80 crianças nas atividades recreativas e cerca de 150 pessoas no teatro de abertura.

A secretária de Educação de Tupãssi, professora Adriana Augusto Camozzato, comenta que desde segunda-feira, quando iniciaram as oficinas na cidade, a participação do público vem aumentando principalmente às crianças e jovens. Ela elogiou ainda as oficinas de culinária, que na sua opinião, são um “show” pois estão atraindo um grande público e contribuindo bastante para a promoção da cidadania levando temas importantes que agregam informações para os profissionais do município e para a comunidade no geral. Outra oficina, citada pela educadora, foi a da Mulher que trata dos diretos femininos e da saúde. “A adesão desses públicos de várias áreas tem contribuído muito para o desenvolvimento do município. No início foi assustador receber um projeto desse porte, principalmente por ser num período de férias e que poderia ter baixa adesão, mas está sendo ótimo, o projeto é muito dinâmico com várias áreas de atuação. Ele vem somar e é muito bom o que proporciona para nossos profissionais e comunidade”, enfatizou.

Para a acadêmica de Enfermagem do Campus de Foz do Iguaçu da Unioeste, Luana Priscilla Oliveira de Jesus, fechar essa primeira semana foi desafiador. “A mudança de rotina, novas pessoas, um alojamento, coisas para cuidar, coisas para fazer, mas tudo isso tem um viés muito grande que é atender o público e tem sido muito gratificante. Eu e minha equipe estamos nos sentindo honrados por fazer isso, poder nos doar para essa causa que é a faculdade atingir à população, não nos restringir e fazer algo diferente que nos desafia, mas que nos faz bem. Estou muito feliz e grata pela família que ganhei, equipe Tupãssi, e por tudo que tenho feito, estou percebendo uma nova Luana. Gratidão” define ela, ainda complementando que “o Projeto Rondon definiu uma nova perspectiva de ser melhor todos os dias, de ser mais grata e de olhar com os olhos mais positivos”.

Lais Aguiar Engels, aluna de Odontologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, conta que a primeira semana está sendo muito gratificante, de muito trabalho, muita entrega, muita dedicação. “Nossa equipe já virou uma família, estamos dedicando bastante para trazer o melhor que a gente pode para cidade, para que as pessoas consigam aproveitar, e ao mesmo tempo, estamos aprendendo muito. A gente vem aqui para ensinar, mas acaba recebendo muita coisa das pessoas. Eu sempre gostei de ajudar e sair da minha zona de conforto e eu vi o Projeto, precisava vir e ajudar essas pessoas. O Rondon me trouxe e vai me trazer ainda mais essa sensação de capacidade, estamos fugindo um pouco da nossa área, somos capazes de fazer coisas diferentes, de estudar e de conseguir. Paciência também para lidar com situações que as vezes fogem do nosso controle e essa sensação de família que estamos conseguindo como equipe para transmitir para todo mundo”, exaltou.

Outros municípios

Em Braganey, a equipe do Projeto Rondon também realizou 16 oficinas e três atividades (cultura e cinema) na praça.  Ao todo, 175 pessoas participaram das oficinas e 320 pessoas participaram das atividades na praça.

Já em Jesuítas foram feitas 38 oficinas (28 de duas horas e 10 de quatro horas). Além disso, a equipe participou da coleta seletiva no distrito de Carajá e realizou uma atividade de cinema na praça. Cerca de 200 pessoas participaram do Cinema na Praça enquantoque, nas oficinas, o público total foi de 385 pessoas. Na atividade de coleta seletiva, foram visitadas 80 casas.

Texto: Patrícia Bosso
Fotos: Victor Hugo Junior