Jesuítas: oficinas empolgam população dos municípios

157963066937307

Na manhã de hoje (21) o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber e o professor Dr Marcos Freitas Moraes, Diretor de Extensão e Cultura da Instituição, visitaram as cidades de Braganey e Jesuítas, onde equipes da Universidade estão participando do Projeto Rondon.

Esta é a primeira vez que o Projeto Rondon nacional é na região Oeste do Paraná. A operação Yaguaru tem o objetivo de consolidar o sentido de responsabilidade social, contribuindo no âmbito de extensão da formação acadêmica e permitindo também, o contato com a realidade brasileira.

Três equipes da Unioeste foram selecionadas e estão nas cidades de Braganey, Jesuítas e Tupãssi. Duas são do Conjunto A (Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, e Educação) e uma do Conjunto B (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho).

Jesuítas é uma cidade no Oeste do Estado do Paraná que na década de 60 atraiu italianos, portugueses, espanhóis e japoneses devido ao cultivo agrícola. Seus quase dez mil habitantes, até os dias atuais, ainda praticam o cultivo e extração de madeiras e plantações de café.

A Pró-reitora de Extensão da Unioeste e coordenadora da equipe de Jesuítas, professora Fabiana Regina Veloso, contou que nestes dois dias já foram realizadas 30 oficinas. “Muitas famílias do município estão participando não somente os adultos, mas as crianças e os adolescente que estão nas oficinas na área de robótica e informática. Para as crianças que não estão nas oficinas estamos promovendo atividades de recreação. O fluxo de atividades é muito grande e vamos ofertar muitas outras oficinas até dia 30, indo também para as comunidades distritais de Carajá e São Paulo”, explicou.

Para o acadêmico do curso de Filosofia da Unioeste, Campus de Toledo, Junior Luiz Ferreira da Cunha, estar participando das atividades do Projeto em Jesuítas tem sido uma grande emoção tanto pela união do grupo como também da grande participação da comunidade nas atividades. “A emoção é muito grande nestes primeiros dias de projeto a recepção foi muito boa e o acolhimento que a cidade está proporcionando é muito bom. As atividades estão rendendo muito bem, pois há uma grande participação da população e estamos atuando em vários locais para atender à comunidade”, ressaltou Junior lembrando que já ajudou a promover oficinas de teatro, organização de eventos, na área de educação para professores, meio ambiente e outras.

Izadora Consalter Pereira é professora do curso de Engenharia Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Francisco Beltrão, e conta que nos próximos dias sua equipe atuará no distrito o de Carajá com oficinas voltadas à saúde, tecnologia, e preservação de rios e nascentes. “Está sendo gratificante. As pessoas estão sendo muito participativas e nos receberam muito bem. Estamos aproveitando esse momento de compartilhar informações e receber também da comunidade local”.

Para Henrique Machado, acadêmico de Engenharia Ambiental da UTFPR de Francisco Beltrão, participar do Projeto Rondon está sendo uma experiência única. “As pessoas são bem acolhedoras. Teremos a semana inteira de muito trabalho, hoje começamos cedo numa oficina de agrotóxicos, depois de compostagem. Com certeza estou aprendendo muito mais do que ensinando”.

O Projeto Rondon é promovido pelo Ministério da Defesa, realizado em parceria com os Governos Estadual e Municipal, com as Instituições de Ensino Superior, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e o 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada.
1579630532289718

Texto: Patricia Bosso/Victor Hugo Junior/Ana Cauneto