Prograd aposta no aprimoramento didático pedagógico

eurides

Desenvolver ações voltadas a um maior acesso ao ensino superior é uma das metas de trabalho do novo Pró-Reitor de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professor Eurides Kuster Macedo Júnior, que também coloca como serão às ações que permearão seu trabalho à frente da Pró-Reitoria nos próximos quatro anos.

Eurides é docente da Unioeste desde 1997, lotado no Centro de Ciências Agrárias, campus de Marechal Cândido Rondon. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC em 1989, Mestre em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal de Lavras - UFLA em 1993, Doutor em Agronomia, pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Botucatu em 1998.

1. Quais as metas a curto prazo para a Pró-Reitoria?

Desenvolver ações voltadas a um maior acesso ao ensino superior, atuando na ampliação das formas de ingresso, ocupação de vagas, permanência dos estudantes matriculados, revisão de normas internas e ao estabelecido na legislação, com destaque as diretrizes para a extensão no ensino superior.

Ainda, de acordo com o programa de gestão acadêmica temos diretrizes de ensino que estão voltadas ao planejamento, reestruturação, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, bem como avaliação continuada dos cursos, atualização e adequação a legislação. Também se irá estabelecer acompanhamento,  qualificação e fortalecimento: na estruturação do ensino, no acervo bibliográfico, nas parcerias com outras Instituições, no apoio e aprimoramento da capacitação didático pedagógica dos docentes, da assistência estudantil, na inter-relação com a pós-graduação e com a extensão, nos programas de bolsas aos estudantes, nas ações de acompanhamento dos egressos, na formação continuada, no ensino a distância, no sistema acadêmico e nas articulações previstas no PDI.

2.Qual projeto de trabalho que pretende implantar na sua gestão?

A busca da modernidade de uma forma integrada e consistente de mudança e aperfeiçoamento nas práticas e tramites normativos da Instituição nos assuntos inerentes ao ensino de graduação.

Em face as transformações e na velocidade em as informações veem crescendo, tem-se que oportunizar a reflexão e o debate voltado aos processos formativos, possibilitando habilidades para que além do conhecimento adquirido, se tenha condições de continuar a aprender, com capacidade de desenvolvimento frente as demandas futuras, mantendo principalmente “a saúde mental, o equilíbrio emocional, o pensamento crítico, as formas de comunicação e a criatividade”.

3.Qual a visão que o senhor tem hoje da Instituição tanto no âmbito regional, estadual e nacional?

A Unioeste é reconhecida entre as mais conceituadas instituições de ensino superior do país que oferecem cursos de graduação e de pós-graduação. Se constitui num espaço democrático reconhecido na construção do conhecimento de temas regionais aos globais, oportunizando liberdade para criatividade, reflexão, debate e pluralidade de ideias daqueles que fazem parte do ambiente universitário.

Universidade multicampi se tornou uma referência dentre as que fornecem educação em nível superior profissional e científica, que por meio das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão realizam atendimento às comunidades onde está inserida, nas diversas áreas do saber.

A Unioeste apresenta um corpo docente qualificado composto por mestres e doutores, na sua grande maioria com tempo integral e dedicação exclusiva. Conta com servidores eficientes e extremamente capacitados no desempenho de suas funções. Mantém um ritmo contínuo de desenvolvimento de infraestrutura adequada ao desenvolvimento de suas atividades. Frequentada diariamente por mais de 10 mil alunos de graduação e de pós-graduação na região oeste e sudoeste do paraná.