Telemedicina tem conferência com Universidade de Harvard

IMG 3783 Easy Resize

O Núcleo de Telemedicina do HUOP realizou no último dia 3 uma conferência com Universidade de Harvard, uma das maiores instituições de ensino superior do Mundo. A conferência ocorreu à noite no Núcleo de Telemedicina (NUTE). O tema foi relacionado ao curso de Pesquisa Clínica da universidade norte-americana. A conferência foi mediada pelo médico Ademar Dantas da Cunha, docente do curso de Medicina.

Além do ensino, é uma importante ferramenta para Pesquisa Multicêntricas, a modalidade facilita integração com diversos centros de pesquisa, permitindo a otimização de tempo e custos por meio do compartilhamento de dados e padronização de estudos. A Unioeste através do NUTE, pode integrar-se também a projetos de abrangência nacional, inserindo-a no contexto dos mais importantes centros universitários do país.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS – http://www.who.org), Telemedicina compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações.

Grande parte das áreas da medicina atual já utiliza recursos de tecnologia para armazenar e compartilhar informações. A prática, além de possibilitar o desenvolvimento da medicina à distância, abre caminho para a oferta de serviços de saúde em comunidades distantes. Dentre os serviços de telemedicina mais conhecidos estão o telediagnóstico por imagem, a consulta on-line, a videoconferência médica e a educação à distância.

Texto: Mara Vitorino

Foto: Andréa Pasquetti