Unioeste e parceiros inauguram dois eletropostos em Cascavel

logo

A Prefeitura Municipal de Cascavel, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vão lançar hoje (19), às 15 horas, em frente ao Paço Municipal, o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável. Dois eletropostos serão entregues na solenidade.

Quando equipes da Prefeitura e da Fundetec pensaram na compra de novos veículos elétricos, se depararam com um problema já previsível: onde irão abastecê-los? E pensando nisso, procuraram a Universidade em busca da elaboração dos eletropostos, já que é um material importado e caro.

A partir do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura, do campus de Cascavel, que foi montado executado o eletroposto. Cristiano Fernando Lewandoski é doutorando no programa e foi ele quem projetou a construção do eletroposto. De acordo com a sua visão, a cidade entrou no ramo de mobilidade elétrica, já que dentre todas as cidades do Brasil que estão investindo, Cascavel é uma das primeiras a fazer parte do time sustentável no Paraná.

A parceria entre as Instituições, foi proposta a criação de mais seis eletropostos que serão distribuídos pela cidade: frente à Prefeitura, na Praça da Matriz, na Unioeste (alimentado pelo painel solar), na Fundetec, no Lago Municipal, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). Cristiano diz que até o fim do ano que vem, dez eletropostos estarão instalados. O uso será gratuito aos usuários.

Levando em consideração a parte economia tanto do usuário quanto à cidade, Lewandoski diz que uma aluna do programa estará incumbida do payback (o retorno econômico). “Essa aluna vai estudar e monitorar os carros elétricos, fazendo comparações aos carros a combustão e trazer levantamentos sobre o retorno econômico sobre a hipótese de compra ou não dos automóveis”. O doutorando também traz a questão do IPVA, que com a aquisição de modelos elétricos, mesmo sendo mais caro, não haverá necessidade do pagamento anualmente.

Texto: Luis Gustavo

2