Cooperação técnica Unioeste e Unican – Paraguay

FACEM 1

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), o Programa de Pós Graduação em Economia, o Colegiado de Ciências Econômicas e o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, firmaram acordo de cooperação técnica com a Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais (FACEM) da Universidade Nacional de Canindeyú (UNICAN). Nos termos desse acordo, a FACEM e o PGDRA e NDRA atuarão em conjunto para a captação de recursos e a realização de treinamento e cursos técnicos.

A primeira atividade realizada foi a elaboração do projeto de cooperação técnica “Estudio del desarrollo económico regional en alianza con la Unioeste” apresentada para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguay (CONACYT). Dentre os objetivos específicos do projeto se encontram: criar um espaço de produção científica e de formação de pesquisadores e estudantes; fortalecer a cooperação internacional em pesquisas de desenvolvimento econômico regional; estimular a pesquisa básica e aplicada na UNICAN em cooperação com empresas, organizações regionais e estrangeiras, bem como com o NDR/UNIOESTE, dentre outros.

Para o professor Jandir Ferrera de Lima, gestor do termo de cooperação, “a aliança com a UNICAN reforça os laços que o PGDRA, PGE e NDR possuem com o Mercosul, em especial com as organizações sediadas no arco sul da fronteira brasileira e demonstram a importância dos estudos regionais para os países do cone sul”.

Dentre as atividades já em andamento se encontram o curso de capacitação em geoprocessamento e demografia, que foi ministrado pelos professores Lucir Reinaldo Alves e Crislaine Colla do PGDRA. Os professores visitaram a UNICAN entre os dias 13 e 14/12/2019 e participaram de uma capacitação para o Círculo de Pesquisadores da FACEM/UNICAN. Para a professora Crislaine Colla, atual coordenadora do NDR, “a atividade foi uma oportunidade para demonstrar as ferramentas que usamos nos grupos de pesquisa que compõem o NDR e também demonstrar o potencial de temáticas de pesquisa que temos na fronteira”.

Segundo o professor Lucir Alves, coordenador do PGDRA, “a internacionalização do PGDRA nos levou ao Paraguai, Bolívia, Romênia, Bélgica, Portugal, Canadá, Estados Unidos, Espanha e vários outros países que têm interesse na temática do desenvolvimento regional e agronegócio. Isso reforça a importância da Unioeste e dos seus programas de pós-graduação”. Em 2020, outras atividades já estão programadas com a UNICAN, que vão desde a pesquisa,  treinamentos e a mobilidade de pesquisadores e estudantes.

Texto: Jandir Ferrera

Foto: Divulgação