Curso de Economia faz simulação de negociação comercial internacional

Foto 1

Na última quarta-feira (11/12), ocorreu no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a atividade de extensão intitulada “Simulação de Rodada de Negociação Comercial da OMC: Brasil x China”.

O evento foi promovido pelo curso de graduação em Ciências Econômicas e coordenado pelas professoras Dra. Rosangela Maria Pontili e Ma. Edinéia Lopes da Cruz Souza. A organização e a simulação do debate entre os países e do julgamento do painel contaram com a participação dos alunos das disciplinas de Economia Internacional da terceira e quarta série da graduação.

A negociação em pauta baseava-se em um processo real retirado das bases do Sistema de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) e tinha como tema as medidas de salvaguarda impostas pela China às importações de açúcar.

A atividade possibilitou a compreensão sobre os aspectos teóricos dos estudos da disciplina em uma situação prática e sobre os processos de representação das negociações de larga escala do comércio internacional.

O acadêmico Bruno Braganholi, que participou da atividade como membro da comissão organizadora, afirma que o evento teve grande importância por ser um exercício prático que possibilitou entender o papel do economista no contexto internacional. “Foi interessante ver as análises sobre temas atuais e importantes, como o comércio internacional e as medidas adotadas no contexto. Além disso, o trabalho em equipe e a busca da criação de estratégias para defender a posição de cada país foram estimulados, o que é importante para a formação do economista”, conclui ele.

A simulação de rodada de negócios é realizada há alguns anos no Curso de Ciências Econômicas, porém esse é o primeiro ano que foi exibida para toda a comunidade acadêmica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), proporcionando um grande aprendizado tanto para os alunos participantes como para os ouvintes do evento.

Texto: Centro Acadêmico Sérgio Lopes

Foto 2