Campus de Francisco Beltrão promove Colóquio Internacional

3

O Campus de Francisco Beltrão sediou o Colóquio Internacional sobre Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino do Direito, organizado pelo Centro Acadêmico de Direito Ronaldo Tramujas, com o apoio da Coordenação do Curso de Direito e da Assessoria Pedagógica do referido campus.

O encontro foi coordenado pelos professores chilenos María Francisca Elgueta e Eric Eduardo Palma González, fundadores da Rede Acadêmica de Pedagogia Didática e da Rede de Formação de Professores do Direito no Chile México e Espanha, entidades internacionais que abrangem professores de Direito, buscando orientar a boa relação entre professor e aluno.

O evento, tendo em vista a sua natureza, contou com a presença de grande número de acadêmicos, professores e pesquisadores das áreas do Direito e da Educação, e buscou incentivar a promoção e divulgação de estudos avançados em Direito com vistas à socialização do saber e à excelência do Ensino.

Foi um momento importante de debate e discussão sobre práticas inovadoras e não tradicionais no ensino do Direito, na mediação entre aluno e professor. O encontro também foi oportuno para criar vínculos e estudar a viabilidade de parcerias entre as instituições por meio das Redes.

Para a coordenadora do curso de Direito, professora Andréa Regina de Morais Benedetti, toda oportunidade de atualização das práticas pedagógicas para o curso de Direito deve ser extremamente valorizada. O professor de Direito não é capacitado, em sua graduação, para exercer as competências e habilidades necessárias da docência. É um ensino bastante técnico. Além disto, as tecnologias modificaram o ensino tradicional. Logo, a possibilidade de dialogar sobre práticas inovadoras é um momento importante para o curso.

Mais informações sobre os palestrantes:

Professora Doutora María Francisca Elgueta: Doutora em Educação pela Universidade de Valladolid, Espanha. Docente na Unidade de Pedagogia Didática da Lei da Faculdade de Direito do Chile. Fundadora da Rede Acadêmica de Pedagogia Didática, entidade internacional que abrange professores de Direito, buscando orientar a boa relação entre professor e aluno. É diretora da Revista Pedagogia e Didática do Direito.

Professor Doutor Eric Eduardo Palma González: Doutor em Direito pela Universidade de Valladolid, Espanha, e doutor em História do Direito pela mesma universidade. Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Ciências da Educação do Chile. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Chile. Docente na Universidade de Direito do Chile. Fundador da Rede de formação de professores do Direito no Chile México e Espanha.

Texto: Andréa Benedetti

2