Geografia participa em evento da Itaipu Binacional

WhatsApp Image 2019 12 05 at 8.26.12 AM

Nos dias 28 e 29 de novembro, o Grupo de Estudos da Dinâmica Ambiental no Tempo e no Espaço (GEDATE) participou do II Workshop do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) da Itaipu Binacional. Os pesquisadores do GEDATE são do curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do campus de Marechal Cândido Rondon.

Os professores Ericson Hideki Hayakawa e Marcia Regina Calegari fazem parte do Eixo Território e apresentaram resultados preliminares de sua pesquisa junto ao NIT, que busca por meio do uso das Geotecnologias, espacializar os atributos dos solos e as áreas de fragilidade ambiental na bacia do rio São Francisco Verdadeiro.

A professora Leila Limberger, que integra o Eixo Clima do NIT, apresentou os resultados sobre possibilidades de utilização de dados climáticos de grade - disponibilizados por institutos internacionais - em áreas com baixa densidade de dados de estações meteorológicas.

Todos esses resultados, juntamente com outros dos eixos Biodiversidade e Água, estão à disposição para subsidiar a tomada decisões da Itaipu Binacional no que tange à segurança hídrica para a produção de energia e dos usos múltiplos do reservatório.

Texto: Leila Limberger

WhatsApp Image 2019 12 05 at 8.26.00 AM