Unioeste inaugura campo oficial de grama sintética

IMG 3639 Easy Resize

Ontem (02) no Campus de Cascavel da  Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi inaugurado o campo oficial de grama sintética para utilização em práticas esportivas da comunidade acadêmica. O evento contou com a presença de autoridades do Governo do Estado do Paraná e do município, apresentação da bateria das atléticas e ainda foi realizado o primeiro jogo de inauguração do campo envolvendo servidores e acadêmicos.

O novo campo possui as medidas máximas da categoria, considerado um dos maiores de Cascavel, com uma área total de 2.140 m² e dimensões de 60x35, sendo 53x33 área de jogo.

Na ocasião o diretor Geral do Campus de Cascavel e reitor eleito da Unioeste, professor Alexandre Webber, ressaltou a satisfação dessa parceria e a alegria desse desfecho. “Essa verba para construir o campo foi a primeira emenda  parlamentar para Secretaria de Estado e Esporte. Essas parcerias são fundamentais para Instituição. A juventude precisa de esporte e cultura. Parceria passou a ser um caminho de mão dupla e quem ganha com isso é a população de Cascavel, do Oeste e Sudoeste do Paraná”, enfatizou.

Alexandre ainda enfatizou que o investimento total foi de R$ 458.860,02, fruto de uma emenda federal do então deputado Eduardo Sciarra via Ministério do Esporte, executado através da Paraná Esportes que na época era presidida pelo Deputado Federal Evandro Roman, e que atualmente é coordenada pelo superintendente Geral do Esporte do Paraná, Helio Renato Wirbiski.

Na oportunidade o superintendente, Hélio Renato Wirbiski, apontou ainda que quando assumiu o cargo, soube da obra, cujos recursos ainda não estavam liberados e, foi até o Governo do Estado para dar continuidade ao processo e concluir o campo. “O Governo tem que trabalhar em parceria com o município, com as universidades, sempre em favor da população. O Estado do Paraná tem intensificado seu trabalho nos jogos escolares. Essas obras são importantes não só para Unioeste, mas para todos da região. O esporte é a ferramenta mais inclusiva que temos”, ressaltou.

O secretário Municipal de Cultura e Esporte, Ricardo Bulgarelli, no ato representando o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, também parabenizou a Unioeste pela iniciativa. “A Secretaria de Cultura e Esportes tem atuado muito fortemente em ambos os segmentos e tivemos diversos avanços e conquistas. Temos muitos convênios com a própria Unioeste, espero que todos façam muito bom uso desse novo espaço”.

Atrelado a isso, o presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Alécio Espínola, também fez suas considerações nesse mesmo sentido e falou da importância de projetos como esse para a sociedade. “Tenho um respeito profundo por essa Universidade que é um celeiro de conhecimento que é, sem dúvida nenhuma, importante para o desenvolvimento da nossa sociedade”, concluiu.

A comunidade acadêmica também participou do evento, por meio do estudante Felipe Marques que agradeceu a oportunidade de representar as atléticas. “Hoje é um dia muito especial, projetos como esse incentivam o esporte dentro da Universidade. Educação também é esporte. Espero que seja o primeiro de vários projetos que possam acontecer no campus de Cascavel”.

O evento contou também com a presença dos diretores de Cultura do município de Cascavel Alexandre Guerino, de Obras da Unioeste Paulo Gris, o acadêmico Ronaldo Oliveira representando o Diretório Central dos Estudantes da Unioeste (DCE), o professor Élvio Campos representando o diretor de campus de Toledo, Remi Schorn, Walter Parcienello presidente do Instituto da Previdência do Município (IPMC) de Cascavel, o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica, Selmo Bonatto, além de pró-reitores, coordenadores de centros e cursos da Unioeste.

Texto: Ana Cauneto

Foto: Andréa Pasquetti