Alunos da Unioeste realizam mobilidade internacional

03

Entre os dias 18 e 22 de novembro, o professor Roberto Laridondo Lui e os discentes Amanda de Souza Machado, Chrystian Aparecido Grillo Haerter, Evandro Maciel de Aquino Froes Lorensetti e Sandro Tonello, do Programa em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (PPRN) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) visitaram a Universidad Nacional de Misiones (UNaM) em Posadas (Argentina).

A viagem teve como objetivo coletar peixes da espécie Trachelyopterus galeatus no Reservatório de Yaciretá, os quais serão estudados nas dissertações de mestrado dos discentes Evandro Maciel de Aquino Froes Lorensetti, aluno que é coorientado pelo professor. Dr. Alberto Sergio Fenocchio da UNaM, e Chrystian Aparecido Grillo Haerter.

Durante a estadia na Argentina foram realizadas reuniões com o decano da Facultad de Ciencias Exactas, Químicas y Naturales (FCEQyN), Dr. Luiz Alberto Brumovsky, e com a Assessora de Releciones Internacionales e Integración Regional, Gisela Belén Montiel, da UNaM.

Tais reuniões buscaram fomentar o aumento das relações e das colaborações entre as Instituições e PPRN da Unioeste e o Doctorado en Ciencias Aplicadas da UNaM.

A viagem foi realizada com recursos do Programa de Mobilidade da Rede Zicosur Fase II, para o qual a Assessoria de Relações Internacionais da Unioeste abriu edital em agosto, sendo o projeto do professor o contemplado.

De acordo com o professor Roberto Laridondo Lui “é imensurável a importância da experiência que essa viagem proporcionou aos estudantes, o ganho foi não só acadêmico, mas também pessoal.”

Conforme a discente Amanda de Souza Machado “foi muito interessante e satisfatório conhecer e vivenciar o desenvolvimento de pesquisas em Citogenética a partir de diferentes pontos de vista, desde estudantes que, como nós, buscam desenvolver projetos com diferentes abordagens e que de diversas formas contribuem para a ciência, até docentes renomados como o professor Dr.  Alberto Sergio Fenocchio que não só nos recebeu maravilhosamente, mas também nos deu espaço para a execução da nossa programação. Foi uma experiência enriquecedora, como aluna e futura mestra, ver as oportunidades que esse tipo de mobilidade traz para a formação profissional e pessoal. A possibilidade e o fortalecimento de alianças na área da pesquisa entre diferentes instituições e culturas são engrandecedores ao aluno”.

Texto: Naiani Toledo

02