Unioeste recebe professora alemã para diálogos sobre saúde pública

IMG 0074 Easy Resize

Hoje (28) a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, recebeu a professora Drª. Kerstin Hämel da Bielefeld Universitat (Alemenha), para a conferência intitulada “Public Health and Health Services Research in an ageing German society: How to adapt to the increasing number of old and chronically ill patients?”.

Durante a conferência a professora demonstrou as semelhanças e divergências entre os sistemas de saúde pública da Alemanha e do Brasil e destacou a importância do atendimento primário. Também foi discutida as diferenças demográficas que o Brasil vem sofrendo e realizada uma estimativa de que 2050 nossa população enfrentará a mesma situação da Alemanha, onde a maior parte dos cidadãos tem idade avançada e desenvolveu doenças crônicas como a diabetes tipo I e II.

Ao final, os alunos da graduação do curso de Enfermagem e do mestrado em Biociências e Saúde tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o sistema de saúde pública da Alemanha e compartilhar experiências com a professora convidada.

O evento foi promovido em parceria entre a Assessoria de Relações Internacionais, o Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde e o Curso de Letras Português/Inglês que realizou a tradução simultânea da conferência.

Ainda no evento foi divulgado o doutorado em Biociências e Saúde que está realizando a seleção de alunos nesse ano e iniciará a primeira turma em 2020.

Texto: Naiani Toledo

Complementação: Luis Gustavo