Construção de Espaço Espiritual no campus de Cascavel

cartaz 1

Em 2011 um grupo de professores e servidores idealizaram a construção de um espaço ecumênico na Unioeste - Campus de Cascavel. No mesmo ano, o Conselho de Campus aprovou a construção e incluiu no plano diretor da Instituição.

O espaço terá uma área de 100m² e será construído de acordo com as normas da Instituição, com acompanhamento técnico e administrativo dos servidores. Após a construção, o gerenciamento do espaço ficará sob responsabilidade da Direção Geral do Campus de Cascavel.

O projeto será executado por equipe formada entre a comissão, engenheiros e técnicos da Universidade, sob gerenciamento financeiro da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação – Fundep.

Os recursos para a construção serão doados pela comunidade acadêmica e externa em forma de recurso financeiro e recurso material, uma vez que não há recursos públicos disponíveis para este tipo de obra.

A obra será executada por empresa especializada, com contratação formal, garantindo uma execução plena e segura. A contratação será feita após pesquisa de preços. A fiscalização técnica da obra será de responsabilidade da Unioeste Campus de Cascavel, que fará a fiscalização do contrato em conjunto com a Fundep.

Entre as diversas razões da construção do espaço está:  a importância da espiritualidade para a sociedade, e que também está presente no meio universitário; a faixa etária dos alunos, que necessitam conhecer e vivenciar a espiritualidade neste momento de suas vidas; as constantes perturbações que alguns alunos – no caso não apenas alunos mas professores e técnicos-administrativos também - estão vivendo, com casos graves registrados na Instituição e que, espaços como este, poderiam ajudar a superar.

Neste último aspecto é importante frisar que auxílios psicológicos é uma demanda crescente, e que se agiganta na Unioeste. A construção do espaço ecumênico se justifica pela necessidade de haver um espaço para que alunos, professores e técnicos-administrativos iniciem ou mantenham sua espiritualidade, e tenham um espaço onde possam vivenciar momentos de meditação e relaxamento.

Considerando a importância da obra e a sua necessidade, todo tipo de ajuda é bem-vinda. Para mais informações, contatar o Prof. Vilmar Malacarne no telefone da Unioeste: 45 3220 3277 ou pelo seu celular: 45 9 9107 7027 ou e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Texto: Vilmar Malacarne

Foto: Divulgação