Pesquisadora alemã conhece HUOP

Pesquisadora alema FOTOS ELISA

A professora/doutora Kerstin Humel, pesquisadora em Saúde Pública da Universidade de Bielefeld, da Alemanha, visitou o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel, na última quinta-feira, dia 25. A visita da docente foi organizada pela professora/ Doutora, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, do Programa de Pôs Graduação em Biociências, da Unioeste, Campus de Cascavel, com a participação ainda da enfermeira Sara Priscila de Carvalho Triccossi, da Direção de Enfermagem do HU e da agente universitária Elisa Dalla Lana, representando a Direção Pedagógica do Hospital.

Essa foi a primeira vez que a pesquisadora alemã conheceu um hospital que atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde. “Foi uma grande satisfação receber a profissional e apresentar a ela parte dos serviços prestados pela Instituição”, disseram as representantes do Hospital Criada em 1969, a Universidade de Bielefeld, da Alemanha, é uma das universidades mais novas daquele país. É considerada um modelo de "reforma" universitária, seguindo um estilo diferente de organização e de ensino que as universidades estabelecidas. Em particular, a universidade tem como objetivo "restabelecer a unidade entre pesquisa e ensino", e assim todos os docentes sua ministrar cursos na sua área de pesquisa.

Texto: Mara Vitorino

Foto: Mara Vitorino