Toledo apresenta projetos de pesquisa desenvolvidos à BRF S.A.

BRF Toledo

Visando fomentar a interação Universidade – Empresa, na tarde do dia 12 de novembro, os Programas de Pós-graduação (PPGs) do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, se reuniu com diretores da Brasil Foods S.A. (BRF), para apresentar os projetos de pesquisa desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação em Bioenergia, Ciências Ambientais, Engenharia Química, Química e Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

O evento organizado pelo professor Carlos Eduardo Borba contou com a presença de coordenadores, docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação. Primeiramente, o diretor geral do campus de Toledo, Remi Schorn, fez uma apresentação institucional da Unioeste expondo desafios e perspectivas em relação aos projetos de pesquisa e de inovação.

Em seguida, os coordenadores dos PPGs expuseram, em detalhes, os projetos de pesquisa desenvolvidos. O ciclo de apresentações foi finalizado com a apresentação da proposta de cinco projetos que serão desenvolvidos em parceria entre a BRF e os PPGs em Engenharia Química e Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

O diretor do PD&I da BRF, José Uebi Maluf, explica que um dos valores da empresa é o bom relacionamento e a capacitação de profissionais, ainda acrescenta “Instituições são pessoas, é importante cada uma delas mostrar o que tem para oferecer e o outro o que pode aproveitar disso para, a partir da inovação, transformar em riqueza. A inovação hoje é um desejo nosso, pois, por trás dela existe uma imensa necessidade”.

De acordo com Maria Joana Basso Dias, diretora de relacionamentos da BRF, as pesquisas realizadas atualmente trazem uma melhora considerável em relação a trabalhos anteriores. Já o diretor de ingredientes da BRF, Luiz Franco, destacou que, a pesquisa acadêmica realmente aplicada à economia real voltada para o desenvolvimento econômico, faz funcionar a sociedade. Finalizou dizendo “as aplicações que vimos aqui chamam muito atenção, saímos otimistas e ansiosos em tornar isso prática”.

O evento foi finalizado com uma visita às dependências dos PPG’s. O diretor de campus agradece a parceria e à empresa BRF Brasil Foods S.A.

Texto: Bruna Pasetto

Foto: Divulgação