Acadêmicos de Geografia e Nutrição participam de Simpósio em Recife-PE

Um grupo de estudantes dos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e Nutrição da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, participou nos dias 11 a 15 deste mês, do IX Simpósio Internacional de Geografia Agrária (SINGA), realizado em Recife - PE.

O SINGA pretende fortalecer uma trajetória de debates e produção do conhecimento geográfico, que, sobretudo, desde 1998, quando nasceu junto ao Laboratório de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo (USP), vem se preocupando com temáticas que envolvem o espaço agrário brasileiro e internacional. (SINGA, 2019)

Neste ano, o evento encontrou-se sob a coordenação do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato – LEPEC, vinculado ao Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco e teve como tema norteador. "Para além das cercas que nos cegam: as naturezas das existências no campo na América Latina". Pensar este tema é fazer emergir as contribuições que visibilizam o lugar social e o papel político do campesinato na sociedade capitalista, as contradições das suas resistências como caminhos para garantir sua existência, sua identidade através de um modo de vida que se antagoniza como o modo de vida da sociedade engendrada pela loucura da razão econômica. (SINGA, 2019)

A organização da viagem foi realizada pelo Centro Acadêmico Geografia (CAGEO) e pela professora Dra. Roseli Alves dos Santos, que realizaram inúmeras promoções visando arrecadar fundos para subsidiar a participação no evento e a produção de artigos científicos.

Os estudantes que participaram foram:

Andréia Faotto Junkes (4° ano Geo. Licenciatura);

Iasmim Fernanda Vieira (4° ano Geo. Licenciatura);

Fabiane Zanini dos Santos (3° ano Geo. Licenciatura);

Marcos Antonio Folador (3° ano Geo. Licenciatura);

Matheus Flaherty Folador (3° ano Geo. Licenciatura);

Valéria dos Santos (3° ano Geo. Licenciatura);

Lizete Dalberto Brasil (3° ano Geo. Bacharelado);

Mariele Lucini (2° ano Nutrição).

Além da participação, os acadêmicos produziram artigos científicos com base na atuação no ensino, pesquisa e extensão, sendo consolidados por uma prática dos cursos do campus de Francisco Beltrão, sendo eles:

Título: Mapeamento dos coletores de recicláveis dentro do Município de Francisco Beltrão e seu papel social, ambiental e econômico. Autora: Andréia Faotto Junkes;

Título: A terra como direito social para todos; Autoras: Iasmim Fernanda Vieira e Valéria dos Santos;

Título: Violência na luta pela reforma agrária; Autoras: Valéria dos Santos e Iasmim Fernanda Vieira;

Título: Breves considerações sobre os saberes tradicionais e as benzedeiras do centro-sul do Paraná; Autores: Marcos Antonio Folador e Matheus Flaherty Folador;

Título: Feira Livre de agrotóxicos e a emancipação econômica da mulher agricultora, uma ação de extensão universitária no sudoeste do Paraná; Autoras: Fabiane Zanini dos Santos, Lizete Dalberto Brasil e Roseli Alves dos Santos;

Título: Hortas Urbanas e Uso de Plantas Medicinais – Experiência do Projeto Resgatando Saberes; Autoras: Mariele Lucini e Roseli Alves dos Santos;

Texto: Marcos Folador

academicos em viagemacademicos frente ao aviaoacademicos na sombra