Pesquisador da Unioeste analisa estrutura produtiva de Toledo

Na última quarta-feira (13), foi realizada a entrega oficial da pesquisa denominada “Análise da estrutura produtiva do município de Toledo utilizando um sistema inter-regional de insumo-produto”, desenvolvida pelo professor Dr. Carlos Alberto Gonçalves Junior, pesquisador do NDR – Núcleo de Desenvolvimento Regional – da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
foto acit

O projeto foi desenvolvido pelo professor Carlos Alberto em parceria com o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ricardo Luís Lopes. O encontro foi realizado na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).

A pesquisa foi requerida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET), viabilizada pela ACIT e pelo Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste (IDR-Oeste). O estudo teve como objetivo analisar a estrutura produtiva do município de Toledo através de um sistema inter-regional de insumo-produto.

Os resultados permitiram identificar quais os setores produtivos tendem a aumentar o Valor Bruto da Produção (VBP) o emprego e a renda no município de Toledo e como ocorrem os transbordamentos dessas variáveis, dadas relações estabelecidas de compra de insumos e venda de produtos entre os setores e regiões.

Para o pesquisador e professor Carlos Alberto Gonçalves Junior, “a pesquisa fornece informações essenciais para auxiliar na construção de políticas que estimulem o desenvolvimento econômico de Toledo”. Destaca-se também a importância das parcerias para a realização de pesquisas, pois intensifica-se a interação entre a Universidade e a Sociedade.

Texto: Crislaine Colla
Foto: Divulgação