Ontem (25), os reitores das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná participaram da 5ª Reunião Ordinária da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, composta por deputados, a respeito da Lei Geral das Universidades na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.
Segundo o professor/doutor e vice-reitor, Moacir Piffer, reitor em exercício da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a reunião foi muito importante para um entendimento da lei junto aos deputados. “É conhecido hoje que a lei geral precisa estar de acordo com as demandas das universidades e dado ao momento em que as Instituições estão, deve ser respeitado as diversidades que existem dentro do quantitativo e pra isso, é preciso se discutir a lei que possui uma matriz complexa”, explica.
O professor Moacir afirma ainda que os deputados estão preocupados com o destino das Universidades e, por essa razão, a reunião foi muito positiva. Os deputados entenderam que assuntos das Universidades precisam ser tratados até porque são as responsáveis por políticas públicas como educação, saúde e a preparação para o mercado de trabalho. “Eles nos chamaram justamente para entender em que situação as universidades se encontram, todos os representantes apontaram exatamente os mesmos problemas, quanto a questão de contratação, custeio, investimento e carga horária e os deputados nos ouviram”.
Lei Geral
Esta proposta de lei estabelece a parametrização das Universidades, critérios objetivos sobre a administração, gestão de pessoal e repasse de recursos às instituições e faz parte de um estudo realizado por uma equipe técnica da Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A Lei Geral das Universidades está sendo discutida porque interfere diretamente na questão da sobrevivência da Universidade. “Estamos trabalhando também no sentido de encontrar o melhor entendimento político e técnico para que as Universidades não venham a perder em alguns pontos na questão do seu funcionamento, da sua autonomia bem como na pós-graduação que tem sua finalidade na pesquisa, extensão e na inovação que é de suma importância para o Estado, atendendo diretamente às demandas econômicas e sociais dos paranaenses”, finaliza.
Participaram da reunião os deputados Emerson Bacil, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, o deputado Delegado Jacovós e o deputado Nelson Justus, que fazem parte da Comissão de Justiça, além dos representantes das Universidades.
Erva Mate
Em Curitiba, o reitor em exercício participou ainda de uma reunião inaugural do bloco parlamentar da Erva-Mate para apresentação de doutores que trataram a respeito de pesquisa, tecnologia e inovação em Erva-Mate.