Os estudantes da residência em Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram do ISICEM (International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine), em Bruxelas, realizado de 20 a 23 de março. Esse evento é reconhecido como o congresso mais importante de terapia intensiva no mundo.
Os alunos da residência tiveram três trabalhos de grande relevância aceitos no congresso, fato inédito para região e que faz do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), um dos únicos hospitais do Brasil a ter trabalhos aceitos no evento.
O médico intensivista e professor da residência, Itamar Regazzo Pedreschi Porto, ressalta a importância da participação: “nosso trabalho de maior relevância foi realizado junto a turma de residência em Fisioterapia, com a professora Erica. Nele mostramos uma associação forte entre Peak Flow e a chance de extubação desse paciente”.
O professor ainda comenta que o trabalho foi elogiado pela banca mais relevante em ventilação mecânica da Europa e que o feito é motivo de orgulho: “ficamos muito orgulhosos de poder levar o nome do HUOP e da Unioeste para um evento tão importante e com tanta visibilidade internacional” finaliza.
A participação desse congresso, segundo o docente, coroa um trabalho inédito na Região Oeste, que é realizado há anos na parte de ventilação mecânica da UTI do Hospital Universitário pelas equipes de fisioterapia e médica.


