Pinhão, pipoca, doce de abóbora, bolo de fubá, doce de leite, entre outras guloseimas, apresentações culturais, quadrilha, correio elegante, dança da cadeira, trajes caipiras, muita dança e diversão. A manhã desta terça-feira, 27 de junho, foi mais colorida e animada no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), pois ocorreu, no hall de entrada do anfiteatro da instituição, o II Arraiá de Letras.
Para o acadêmico do 3º ano e presidente do Centro Acadêmico, Paulo Henrique dos Santos, é importante haver essa integração entre as habilitações de Italiano, Espanhol e Inglês, “pois no dia a dia essa relação direta nem sempre é possível”, explica, lembrando que a festa é também uma maneira de fortalecer o curso.
O acadêmico do 1º ano, Gustavo Vendrame, reforça: “Achei muito divertida a festa. Ver os professores dançando com os alunos, ver todo mundo integrado, é muito bom”.
Para a coordenadora do curso, Carmen Terezinha Baumgärtner, a festa é importante para a descontração e para aproximar os alunos de diferentes séries. “As atividades do curso não se restringem à sala de aula e a festa é um espaço de conhecimento também. É uma forma de trazer alegria e leveza para o ambiente acadêmico, que às vezes acaba sendo muito sério e fechado”, observa a docente. O professor Alexandre Ferrari corrobora: “A gente sai daquela tensão de sala de aula. É uma outra forma de encontro”.