•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

SEURS: horta medicinal será apresentada no evento

HMD

Alcachofra; Alecrim; Babosa; Boldo; Cavalinha. Essas e muitas outras plantas fazem parte da horta medicinal desenvolvida e construída pelo projeto realizado por docentes e acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.

A horta medicinal vem sendo desenvolvida no bairro Padre Ulrico, que conta com uma população oriunda do espaço rural, e que desde o início tem recebido o apoio de diversos setores da cidade. O projeto tem dado tão certo, que foi selecionado para ser apresentado no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS no próximo mês, que será realizado em Camboriú, Santa Catarina.

Geógrafa e Mestra em Geografia pela Unioeste, escolhida para apresentar o projeto a toda comunidade universitária foi a Aline Motter Schmitz, que tem colaborado para o desenvolvimento da horta. De acordo com ela o projeto se encerra no próximo mês, mas o objetivo é dar continuidade. “Ficamos muito felizes em apresentar o projeto no SEURS. É muito importante a divulgação do mesmo, pois é uma possibilidade de troca de experiências com outras instituições de ensino. Este projeto tem duração de um ano e termina em agosto de 2016, no entanto, existem várias possibilidades de continuidade das ações a partir dos próprios moradores do bairro Padre Ulrico e de instituições colaboradoras. Portanto, toda equipe do projeto, ficou lisonjeada em ter o projeto escolhido para este evento. Pois resgatar os saberes tradicionais das plantas medicinais e dar visibilidade aos moradores do bairro Padre Ulrico é nosso principal propósito”.

Entre os integrantes do projeto que constituiu na implantação da horta está, o docente-orientador Luiz Carlos Flávio, os (a) docentes Lirane Elize Defante Ferreto de Almeida, Beatriz Rodrigues Carrijo, Roselí Alves dos Santos, Adilson Francelino Alves, Marcos Aurélio Saquet e os acadêmicos (a) Adriano Mocellin e Vanessa Pelissaro. E também participam do projeto como bolsistas, Aline Motter Schmitz, Tamires Guimarães da Silva e Nathalia Marcon Toller.

Para quem gostou e deseja acompanhar um pouco mais sobre o projeto, há disponível no Facebook uma página com as atividades diárias: Projeto Resgatando Saberes no bairro Padre Ulrico.

HM

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.