Alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram do do XIV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e XIII Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, em Palmas, no Estado do Tocantins, que começou na terça-feira, 20, e prossegue até dia 2 de outubro.
Os alunos Maycon Hoffmann Scheffer e Stephanie Pianaro de Castro do curso de enfermagem do campus de Cascavel apresentarão seis (6) trabalhos, relatando as experiências de seus projetos executados na universidade com a temática da Terceira Idade.
O projeto é coordenado pela Professora Doutora. Marcia Mendes e tem como o objetivo aprimorar informações sobre o assunto e reúne relatos e troca de experiências com os demais estudantes do Brasil. “Desta forma, a Unioeste insere-se no âmbito nacional de pesquisas acerca do tema “Terceira Idade”, diz a professora.
Ela relata, ainda, que o desenvolvimento destes projetos são de grande importância, uma vez que insere a Instituição em eventos dirigidos à discussão de assuntos atinentes à terceira idade. “ Podemos contribuir e elevar qualitativamente sua formação pessoal e acadêmica para posterior aplicação em sua vida profissional”.
O XIV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior tem como tema principal “ A Relação Pesquisa e Extensão como uma Possibilidade de Qualidade de Vida nos Idosos.” Este ano o evento está sob a responsabilidade da Universidade da Maturidade (UMA) –Projeto de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Durante o evento estão ocorrendo o XIII Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e o II Encontro Internacional da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (ABRUNATI).
A expectativa de vida cresceu nos últimos anos. No Brasil, a esperança de vida ao nascer aumentoude 71,3 anos, em 2003, para 74,9 anos, em 2013, conforme os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O congresso está discutindo problemas e possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida de quem está envelhecendo.