HUOP participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno

A partir de amanhã (01.08) inicia a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2015 com o tema “Amamentar e trabalhar é possível”. A Semana serve como veículo para a promoção da amamentação, ocorrendo em 120 países e é comemorado no Brasil há 16 anos, fazendo parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.
Assim, em prol da importância desta Semana, a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), enfermeira Anelise Vieczorek, será uma das palestrantes em eventos realizados para profissionais da saúde, a fim de conscientizar e incentivar a amamentação no local de trabalho, juntamente com a participação da equipe do BLH.
Na segunda-feira (03) a participação será em palestra no auditório da Prefeitura de Cascavel, na terça-feira (04) no Hospital São Lucas e na quarta-feira (05) na secretaria municipal de saúde da cidade de Ubiratã.
Segundo a coordenadora, o principal objetivo é fazer com que as mães que precisam voltar ao trabalho e ainda desejam amamentar, consigam retirar o leite no próprio local de trabalho, pois “é um direito e é possível que isso aconteça”, destaca. Ela ainda comenta que no HUOP há casos de mulheres que fazem esta retirada e armazenam o leite congelado para levar até o bebê.
A enfermeira Fabiana Severino Kupka é um exemplo. Ela tem uma filha de oito meses e comenta que é uma forma de estar mais próxima da filha, e também “é uma maneira de evitar a injeção de outro tipo de alimento”, enfatiza.
O BLH recebe mensalmente aproximadamente 230 litros de leite por mês, mas o ideal para atingir todas as crianças necessitadas seria de 250 L/mês. Para receber as devidas orientações, as mães que desejam ser doadoras devem entrar em contato pelo telefone (45) 3321-5243.