Representantes da Frente Parlamentar da Saúde da Câmara Municipal de Vereadores de Cascavel visitaram várias Alas do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), na manhã de hoje (30.07), a fim de verificar quais são as principais necessidades do Hospital.
Durante a visita, o diretor geral Luiz Sérgio Fettback explicou quais são os processos de fins cirúrgicos, e reforçou a principal característica do Hospital que é: o ensino aos acadêmicos. Logo, o diretor clínico Sérgio Luiz Bader, deixou claro como é feito o processo de chegada do paciente ao HUOP. Na sequencia, o assessor da direção geral, Nadir Wili, e a coordenadora do internamento do Pronto Socorro, Claudete Brixner, apresentaram grande parte da estrutura física do HUOP aos vereadores.
Os vereadores da Frente Parlamentar estão aproveitando o recesso legislativo para efetuar este trabalho, sendo que cinco deles marcaram presença no HUOP: João Paulo, Celso Dal Molin, Walmir Segnini, Jaime Vazata e Nei Haverot. Segundo Celso, a visita serve para buscar estrutura, equipamentos e até mesmo mais profissionais para esta área.
João Paulo informa que “o Ministério Público está acompanhando os relatórios das visitas e agora, com certeza, depois deste encaminhamento, nós colocaremos o Ministério Público a par da situação do HUOP e estaremos chamando o MP para uma audiência na Câmara de Vereadores".
O diretor clínico explica que todo paciente, primeiramente deve ter encaminhamento de alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), e assim, a central de leitos da 10º Regional de Saúde verifica como está a lotação de todos os Hospitais credenciados com o Sistema Único de Saúde (SUS), e posteriormente encaminha o mesmo para o atendimento no devido lugar.
Ainda de acordo com os diretores do HUOP, o Hospital é referência em vários tipos de situações, como trauma e obstetrícia, assim verifica-se que todas as Alas do Hospital encontram-se acima de sua capacidade de atendimento em todos os dias do ano, o que é de ciência das autoridades locais e regionais.