Trabalho de mestranda é premiado em Congresso Internacional
A mestranda, Jéssica Cristina Balbinot, da Universidade Estadual do Oeste Do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel, teve seu trabalho de pesquisa do Programa de Mestrado em Ciências Farmacêuticas premiado no Congresso Internacional ISPOR (International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research).
A 5ª Conferência Latino Americana da ISPOR 2015 será realizada no dia 05 de setembro, na cidade de Santiago, Chile. Foram mais de 450 trabalhos submetidos e apenas dez foram premiados. O trabalho de Jéssica foi orientado pela professora e doutora, Andréia Cristina Conegero Sanches, que consistiu numa revisão sistemática sobre “Custo-efetividade do tenofovir para o tratamento da Hepatite B crônica”, ou seja, Jéssica avalia a qualidade de vida dos pacientes com Hepatite B que são atendidos na Décima Regional de Saúde de Cascavel, além de avaliar o custo-efetividade do medicamento Tenofovir oferecido pelo Governo.
Andréia explica que o curso é novo, então esse prêmio é muito importante para mostrar o potencial que ele possui. “Apesar das dificuldades que enfrentamos, tanto pela falta de recursos financeiros quanto de incentivos para realização de pesquisas, nós conseguimos coroar a Universidade e o esforço da Jessica durante esses dois anos de mestrado, como fruto de muita competência e dedicação”. Ela ainda afirma ter sido prazeroso orientar a mestranda. “Foi uma experiência muito boa orientar a Jéssica, pois ela sempre é uma pessoa que teve facilidade para pesquisas e foi fiel aos compromissos que assumiu durante as atividades”.
Segundo a acadêmica, o ISPOR é o principal Congresso nessa área e participação em um evento nesse porte é incrível. “Quando ganhei o prêmio fiquei muito feliz, pois fui uma das selecionadas para participar da conferência e o Congresso irá bancar todas as despesas, sem contar que estarei com pessoas experientes da área”. Jéssica alega ainda que foi ótimo ter sido orientada pela professora Andréia e que para as duas a experiência é maravilhosa.
As expectativas da Andréia e da Jéssica para o evento é de conhecer novos pesquisadores do ramo, fazer contatos para trocar informações, realizar novas pesquisas e desenvolver parcerias e novos projetos.
A coordenadora do programa, Luciana Oliveira de Fariña, conta que esse é o segundo ano consecutivo que um trabalho desenvolvido no mestrado, pelo mesmo grupo de pesquisa, é premiado no evento ISPOR. “Em 2014, o trabalho da mestranda, Érika Taguti, também foi premiado com financiamento para participação neste evento, que ocorreu no Canadá”, afirma.
Sobre o ISPOR
A ISPOR (International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research) é uma organização científica, internacional e sem fins lucrativos que fornece e promove uma educação de qualidade sobre Farmacoeconomia. Ela é reconhecida globalmente como autoridade para os resultados de pesquisa e usada em decisões para a melhoria da saúde.
Luciana Fariña explica ainda que os encontros promovidos anualmente pela sociedade, premiam estudantes apresentadores de trabalhos com bolsas que subsidiam as despesas com inscrição e mini-cursos, além de passagens áreas, estadia e alimentação para participação no Congresso. Contudo, a seleção dos melhores trabalhos é feita com base em um questionário preenchido online pelo estudante, onde cada questão equivale a um determinado escore e a pontuação final pode variar de 0 a 50. Neste questionário são avaliados: o trabalho enviado, além de questões acerca dos benefícios que o encontro pode oferecer para a carreira profissional.