•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Professor participa da articulação das rotas estratégicas

Na última terça-feira (25), no Campus da Indústria, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor-doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon, esteve representando a Instituição na reunião “Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro Paranaense”.

Segundo o professor Camilo, o Sistema FIEP por meio dos observatórios SESI/SENAI/IE, produziu em 2005 o estudo intitulado “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná”. Decorrente deste levantamento, os setores priorizados como alavanca de desenvolvimento para o Estado do Paraná foram contemplados no estudo “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, que na prática elaborou um roadmapping para cada um dos 13 setores industriais estudados.

O projeto de Articulação das Rotas iniciou as atividades nos anos 2009/2010, atendendo primeiramente a cinco setores: metal mecânico, biotecnologia agrícola e florestal, biotecnologia animal, indústria agroalimentar e energia.

Paralelamente, o Sistema Federação Internacional de Educação Física (Fiep), por meio dos Observatórios SESI/SENAI/IEL, publicou o estudo ”Cenário da Indústria Automotiva”: Região Metropolitana de Curitiba 2020", decorrente deste projeto vem atuando em um processo de articulação deste setor industrial. Desta maneira, seis setores são atendidos nesta proposta de concretização de ações de futuro importantes para o desenvolvimento industrial sustentável do Estado do Paraná.

Na pauta da reunião, inerente ao projeto Rodada de Negócios Universidade-Empresa em Biotecnologia, foi tratado o plano de trabalho para a organização do evento ”Inovação em Biotecnologia Agroindustrial: Desafios e Soluções” que deve acontecer no mês de outubro. Na reunião, esteve presentes, a equipe do SESI/SENAI/IEL sob a coordenação de Carla Adriane Fontana Simão, empresários do setor de Biotecnologia Agroindustrial, o diretor Técnico Científico da Fundação Araucária, professor Nilceu Deitos, pesquisadores e representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica das Universidades paranaenses.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.