Defesas do DINTER são realizadas no Campus de Foz

Acontecem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, mais três bancas de doutorado do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que compõe uma cooperação com a Unioeste no Centro de Educação, Letras e Saúde, no formato de Doutorado Interinstitucional (Dinter).
Na manhã desta sexta-feira (21), está sendo realizada a defesa da tese “Dívida Pública, Política Econômica e o Financiamento das Universidades Federais nos Governos Lula e Dilma (2003-2014)” de Luiz Fernando Reis. Já no período da tarde ocorre a defesa da tese da professora, Eliane Pinto de Góes: “Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)”. As defesas que ocorrem, são de orientação da professora, Deise Mancebo, que coordena o Dinter pela UERJ.
Nesta quinta-feira (20), a docente Joceli de Fátima Arruda Sousa defendeu a tese “O Processo de Barateamento na formação de professores: Bases Política e Teórica”, que também foi orientada pela professora, Deise Mancebo. E ainda, ocorreu uma palestra com o professor e doutor, Gaudêncio Frigotto, cujos temas centrais foram às políticas educacionais e a “Pátria Educadora”.
O doutorado teve suas atividades iniciadas em agosto de 2012, coordenado localmente, pelo diretor do Centro de Educação, Letras e Saúde, professor Fernando José Martins. A turma, contemplada com financiamento da Fundação Araucária, foi composta por dez doutorandos, de três dos campi da Unioeste (Foz do Iguaçu, Cascavel e Francisco Beltrão) e de todos os centros do campus de Foz do Iguaçu.
“Embora pequena, a turma conseguiu envolver docentes de diversas áreas, campi e todos os centros de nosso campus, resultado de uma divulgação e seleção ampla e transparente, que traz benefícios a toda Unioeste, com muita qualidade, pois se trata de um programa de excelência, conceito 6 da Capes, maior nota da área interdisciplinar”, afirma o professor Fernando, coordenador local das atividades.