Acontecem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, mais três bancas de doutorado do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que compõe uma cooperação com a Unioeste no Centro de Educação, Letras e Saúde, no formato de Doutorado Interinstitucional (Dinter).
Na manhã desta sexta-feira (21), está sendo realizada a defesa da tese “Dívida Pública, Política Econômica e o Financiamento das Universidades Federais nos Governos Lula e Dilma (2003-2014)” de Luiz Fernando Reis. Já no período da tarde ocorre a defesa da tese da professora, Eliane Pinto de Góes: “Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)”. As defesas que ocorrem, são de orientação da professora, Deise Mancebo, que coordena o Dinter pela UERJ.
Nesta quinta-feira (20), a docente Joceli de Fátima Arruda Sousa defendeu a tese “O Processo de Barateamento na formação de professores: Bases Política e Teórica”, que também foi orientada pela professora, Deise Mancebo. E ainda, ocorreu uma palestra com o professor e doutor, Gaudêncio Frigotto, cujos temas centrais foram às políticas educacionais e a “Pátria Educadora”.
O doutorado teve suas atividades iniciadas em agosto de 2012, coordenado localmente, pelo diretor do Centro de Educação, Letras e Saúde, professor Fernando José Martins. A turma, contemplada com financiamento da Fundação Araucária, foi composta por dez doutorandos, de três dos campi da Unioeste (Foz do Iguaçu, Cascavel e Francisco Beltrão) e de todos os centros do campus de Foz do Iguaçu.
“Embora pequena, a turma conseguiu envolver docentes de diversas áreas, campi e todos os centros de nosso campus, resultado de uma divulgação e seleção ampla e transparente, que traz benefícios a toda Unioeste, com muita qualidade, pois se trata de um programa de excelência, conceito 6 da Capes, maior nota da área interdisciplinar”, afirma o professor Fernando, coordenador local das atividades.