Parfor realiza formatura de mais de 40 alunos

No ultimo sábado (29), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação, realizou a solenidade de colação de grau, no campus de Toledo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Foram 16 alunos da segunda licenciatura em Filosofia e 28 alunos da segunda licenciatura em Ciências Sociais que receberam seus certificados no auditório da Pontifícia Universidade Católica de Toledo (PUC) na presença de membros do Conselho Universitário (COU), professores, coordenadores, servidores técnicos, familiares e amigos.
A sessão solene foi presidida pelo diretor geral do Campus da Unioeste de Toledo, professor José Dilson de Oliveira. O evento ainda contou com a presença da pró-reitora de Graduação, professora Liliam Faria Porto Borges, do pró-reitor de Extensão, professor Remi Schorn e do coordenador geral do Parfor na Unioeste, professor João Carlos da Silva.
Homenageados
A turma de Ciências Sociais teve como paraninfo, o professor Silvio Colognese e como patrono, o professor Osmir Dombriski. O formando Adriano Marcelo Thiel fez o juramento, em nome dos demais formandos.
A turma de segunda licenciatura em Filosofia teve como paraninfo o professor Libanio Cardoso Neto. A formanda Maria Lucivane de Oliveira Moraes, procedeu o juramento em nome dos demais formandos. A formanda Marli Batista Basseto recebeu o grau em nome dos formandos. O formando Hilario Welter foi o orador dos graduandos da segunda licenciatura em Ciências Sociais.
O Parfor
Os cursos de segunda licenciatura têm duração de um ano e meio e são voltados aos professores em exercício na rede pública da Educação Básica, que estão atuando há pelo menos três anos, e que seja em área distinta da sua formação inicial.
O Parfor, desenvolvido pela coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parcerias com as universidades públicas do Paraná, Secretaria Estadual de Educação (SEED) e secretarias municipais de Educação, tem como objetivo principal garantir que os professores efetivos e temporários (PSS), em exercício na rede pública de educação básica. obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício
Também tem como metas, formar o professor que ainda não possua nenhuma graduação, possibilitar uma segunda licenciatura aos professores em exercício na educação básica pública que, embora já licenciados, atuem em área ou disciplina distinta daquela de sua formação inicial e preparar o professor para o efetivo exercício da docência.