Quatro acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) obtiveram resultados expressivos na 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Aracaju, nos dias 29 de outubro a 9 de novembro.
Everton Vilques dos Santos, do Atletismo, conseguiu o terceiro lugar nos 110 metros com barreira, Hugo Zanotti Mendonça Caetano ficou em terceiro lugar no Xadrez. Keila Priscila dos Santos, da Natação, conquistou o quarto lugar nos 200 metros borboleta e quinto nos 400 metros medley, já Leonardo Borges de Souza obteve o sétimo lugar nos 400 metros medley e sexto nos 200 metros borboleta.
O evento é a maior competição universitária do Brasil, acontece desde 1935 e é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério do Esporte. Tem por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do País e promover a mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte.
Campeões estaduais
O coordenador de esportes da Pró-Reitoria de Extensão, Luís Peres, informa que os atletas foram selecionados nos Jogos Universitários do Paraná (JUPs), realizados de 5 a 11 de setembro, em Cianorte.
A delegação da Unioeste nos JUPs contou com a participação de 127 pessoas, que competiram no Atletismo, Basquete masculino e feminino, Futsal masculino e feminino, Handebol masculino e feminino, Tênis de Campo, Natação, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.
Os campeões estaduais foram Everton Vilques dos Santos, que obteve o primeiro lugar nos 110 metros com barreiras e Hugo Zanotti Mendonça Caetano, do Xadrez. Leonardo Borges de Souza e Keila Priscila dos Santos classificaram-se na Natação, nas provas dos 200 metros borboleta e 400 metros medley. O Basquete feminino e o Vôlei de Praia conseguiram o terceiro lugar.
Longa preparação
Everton descobriu o atletismo quando passava em frente à pista de atletismo em Foz do Iguaçu, desde então é um apaixonado pelo esporte. Começou a treinar em 2008, e tem uma carreira esportiva de muitas conquistas. É bicampeão paranaense na categoria sub23, vice-campeão dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) e 15º no ranking nacional na prova dos 110 metros com barreiras.
Ele cursa o terceiro ano de Ciências Contábeis, no Campus de Foz do Iguaçu, e atribui o bom desempenho nos jogos ao esforço, a longa preparação e ao ritmo intenso de competições, que lhe deram segurança para encarar a final e subir ao pódio com a medalha de terceiro lugar. Everton diz que pretende continuar preparando-se para buscar o ouro nos JUB's de 2015.
Agenda agitada
Keila é aluna do quinto ano do curso de Ciências Contábeis, do Campus de Cascavel, começou a nadar quando tinha quatro anos por questões de saúde. Entrou na equipe de natação com 12 anos e já competia antes de entrar na universidade. Participou do projeto Talento Olímpico Paranaense quando tinha 17 anos.
A preparação para os JUBs foi agitada, pois ela trabalha e faz o último ano do curso, que exige a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mesmo assim, com pouco tempo para treinar, “sempre dava um jeito entre uma atividade e outra” relata Keila.
Hugo aprendeu a jogar xadrez com seu pai, que era professor de matemática, aos seis anos de idade e desde então participa de competições. É acadêmico de Ciências Contábeis e representa Foz do Iguaçu nos JAPs, em torneios nacionais e internacionais.
Já competiu em dois mundiais, o Juvenil, na Grécia, em 2012 e a Universíade, na Rússia, em 2013, neste, representou a Unioeste. Ele treina pela internet com um grande mestre (título máximo no xadrez) e sozinho, por meio de livros e computador. Para preparar-se para os JUBs participou, dias antes, do torneio Continental das Américas, o mais forte do continente, em Pipa, no Rio Grande do Norte.