Novas tecnologias são apresentadas em Seminário do Pgeagri

O Projeto de Extensão “Cursos e palestras promovidos pelo Pgeagri” promoverá na tarde de quarta-feira (15) duas palestras. Elas serão apresentadas pelos alunos do Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel.
O acadêmico Jonathan Richetti falará, às 16h30, sobre o “Uso de geotecnologias em estimativa de produtividade de soja e milho no Estado do Paraná”. Esta pesquisa tem o objetivo de estimar a produtividade das duas principais culturas de verão do Estado.
Segundo ele serão utilizados dados agrometeorológicos e dados de áreas agrícolas monitoradas, e, com isso, espera-se adaptar os sistemas para as condições do Estado do Paraná. Ainda propor a determinação estimativas de produtividade mais objetivas, quando comparada a forma como é atualmente realizada pelos órgãos oficiais (IBGE e CONAB).
E às 17 horas, o aluno Alexandro Patrik Pergher, explicará a “Plataforma para coleta e visualização de dados georreferenciados em ambiente web e mobile”. Quando se tratam de dados onde o local que ocorreu o fato é informação determinante, os sistemas disponíveis são mais escassos, assim este tipo de informação caracteriza-se por ser georreferenciada.
Portanto, o acadêmico afirma que usando novas tecnologias de informação e comunicação, pretende-se automatizar esse processo, desenvolvendo uma plataforma que permita o compartilhamento e apresentação adequados dos dados das pesquisas.
São oferecidas 40 vagas para cada Seminário, e para fazer a inscrição é preciso enviar um e-mail para